Autores

Consultores Cegoc

Consultores Cegoc

A CEGOC está presente em Portugal desde dezembro de 1962. Desenvolve e co-constroi com os seus clientes soluções que potenciam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho, conjugando diferentes meios digitais e modalidades, provocando uma melhoria efetiva e mensurável na performance individual e nos resultados das empresas clientes. Desta forma contribui para a transformação das equipas e organizações de acordo com as suas necessidades.

Somos a única empresa no mercado Português que, sob a mesma marca, opera há quase 60 anos no setor da Formação, Consultoria, Coaching e Recrutamento & Seleção, apostando constantemente na inovação dos seus métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas. O nosso propósito é impulsionar o sucesso de Pessoas e Organizações, ajudando-as a superar os seus limites e a conquistar patamares superiores de competência, ousadia e competitividade.

A CEGOC pertence ao Grupo Internacional CEGOS, líder internacional em Formação e Desenvolvimento das pessoas nas organizações, que opera nos 5 continentes e possui mais de 93 anos de experiência.

Paulo Martins

Paulo Martins

Coach PCC ICF, Formador, Consultor, Coordenador da Escola de Coaching Executivo

Ver todos os textos do autor ( 37 )

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.

Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.

Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.

Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.

Consultores Cegos

Consultores Cegos

– Guadalúpe Gómez Baidés
Formadora Certificada pela International Coach Federation (ICF) – Coordenador da Escola de Formação Executiva da CEGOS Espanha – Psicóloga especialista em coaching e Inteligência Emocional. Conferencista e escritora.

– Alfonso Camón Bressel
Senior Consultant na CEGOS Espanha; Responsável técnico em Project Management; Responsável técnico de Organização Industrial.

– Pedro A. Corraliza
Responsável pela Área de Coaching do grupo CEGOS Madrid.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas. Diplomado em Ciências Empresariais. MBA Master em Administração e Gestão de Empresas
Master em Coaching Executivo-Organizacional. Formador profissional executivo CP188 AECOP Coaching executivo, organizacional e de equipa.
Experiência em Consultoria empresarial de negócios, otimização de operações, mentoring e gestor de mudanças; Projetos de desenvolvimento pessoal e geradores de valor executivo e corporativo; Gestão, liderança, motivação, delegação e gestão de equipas; Inteligência emocional aplicada, competências executivas, negociação e gestão de conflitos.

– Ana Gómez
Executive Coach. Licenciatura em Direito (1993, E-3). Universidad Pontificia de Comillas (ICADE). Bacharel em Administração de Empresas (1994, E-3) Universidad Pontificia de Comillas (ICADE). CPPO, Personal Coach e Certified Professional – Programa ACTP (225 h.) Olacoach International Institute. PCC, Professional Certified Coach.ICF (International Coach Federation). Coach Executivo com mais de 1.000 horas em clientes (2008). Experiência de mais de 13 anos na Gestão de Equipas Comerciais e Gestão de Operações em multinacionais. Especializada em liderança, gestão de equipas comerciais e de pessoal, gestão de tempo, tomada de decisão, negociação e realização de objetivos.

Vera Borges

Vera Borges

Digital Learning Advisor na CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 7 )

Atualmente, sou Digital Learning Advisor na CEGOC. Faço a gestão de projetos eLearning e Blended nacionais e internacionais. Possuo ainda experiência como Instructional Design: desenvolvimento de conteúdos eLearning. Realização de todo o processo de desenho e desenvolvimento de conteúdos. Adaptação de módulos Flash para HTML5. eTutoria dos projetos eLearning e Blended: acompanhamento tecnico-pedagógico das aprendizagens à distância.

Anteriormente, passei por várias áreas dentro da CEGOC:
– Gestora de comunidade Cegoc: gestão de redes sociais e blogs.
– Gestão de projetos eLearning.
– Gestão operacional de projetos eLearning. Administração da plataforma eLearning (SumTotal).
– Tutoria e acompanhamento de cursos de diversas áreas.
– Consultora de formação profissional.
– Conceção e desenvolvimento de conteúdos eLearning.
– Colaboração em projetos de diagnóstico e desenvolvimento organizacional. – Dinamização de ações de formação e workshops

Possuo formação em Psicologia Social e das Organizações e sou uma apaixonada por tudo o que envolve comunicação com e para as pessoas.

Mário Ceitil

Mário Ceitil

Presidente da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas)

Ver todos os textos do autor ( 5 )

• Licenciado em Psicologia pelo ISPA;
• Professor Universitário;
• CERTIFIED EXECUTIVE COACH pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Básico (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Avanzado (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• Managing Partner da Cegoc, de 1993 a 2015;
• Consultor e Formador da Cegoc, desde 1981;
• Coordenador da Escola de Coaching Executivo da Cegoc (2015/2016).

Angela Gaehtgens

Angela Gaehtgens

Coordenadora da Escola de Coaching Executivo da CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 5 )

Exerce a atividade de Coaching Executivo e Coaching de Equipas e assume a sua entrega ao Coaching como um processo natural e quase inevitável que tem como ponto de partida o seu background na área da Gestão de RH desenvolvido em contexto Organizacional, e ao facto de ter uma genuína curiosidade acerca do potencial de desenvolvimento das pessoas.

Licenciada em Gestão de RH e Psicologia do Trabalho, colaborou em várias empresas do maior grupo económico privado português e conta ainda com uma vasta experiência de consultoria nesta área em empresas multinacionais.

A sua passagem por alguns países estrangeiros, onde estudou, na Universidade de Sheffield, Reino Unido, e trabalhou, permite-lhe ainda ter uma visão mais alargada e profunda dos vários contextos e realidades multiculturais que se refletem na Liderança e na gestão organizacional.

É Coach certificada ICF, com um programa ACTP e credenciada com o grau de PCC, tem certificação em Mentor Coach e tem desenvolvido muitas outras competências, no âmbito do desenvolvimento pessoal como Master Practitioner de Programação Neurolinguística, NLPU, Universidade da Santa Cruz na California, com Robert Dilts e Judith Deloizier. Colabora como coach trainer em programas ACTP e ACSTH, ICF.

Jorge Bicho

Jorge Bicho

Adquiri ao longo de mais de 20 anos, uma larga experiência nas áreas da Formação e Desenvolvimento, Inteligência Emocional, Liderança, PNL e como Coach, bem como nas áreas técnicas do Marketing & Sales Excellence, Técnicas Criativas de Venda e Atendimento ao Público. Toda a formação que entrego tem como base, exatamente essa experiência adquirida no terreno e a aquisição de competências nas áreas onde o comportamento e desenvolvimento das pessoas é mais crítico – as suas atitudes e a escolha por parte de cada pessoa, equipa e mesmo das empresas do seu próprio caminho.
Em Portugal, para além das minhas responsabilidades globais como Training Manager na Bayer Portugal, realizei centenas de horas de Coaching e Acompanhamento de Profissionais de Vendas e Colaboradores Internos e entrega de Formação comportamental e técnica. Nesta função, liderei e geri toda a concepção, desenho, investimento, avaliação e seguimento das ações de formação em todas as áreas de intervenção.

Na minha atividade como, Formador e Consultor desde 2011, na empresa que fundei – Upturn – em Portugal, Angola e Moçambique, tenho realizado com grupos, empresas e parceiros, trabalho nas áreas da Liderança, Negociação, Vendas, Atendimento ao Público, Gestão da Formação e Sales Coaching. Como Coach dedico-me fundamentalmente a desafios individuais para Coaching de Negócios e Coaching de Executivos.

Possuo a certificação em Coaching Executivo nível II pela ICF (International Coach Federation) e o Master Practitioner em Programação Neuro-linguística assim como a certificação e licença do Identity Compass.

Peter Hawkins

Peter Hawkins

Professor/ Autor/ Consultor/ Investigador

Ver todos os textos do autor ( 3 )

Peter Hawkins é Presidente emérito do Bath Consultancy Group, conceituado professor na Henley Business School e ainda Fundador e Presidente da Renewal Associates. Aos méritos alcançados como consultor, escritor e também investigador, junta o reconhecimento internacional nas áreas de Liderança, desenvolvimento de equipas de direção, mudança de cultura, Coaching executivo e Coaching Sistémico de Equipas.

Nos últimos 35 anos, trabalhou com várias empresas líderes internacionais na promoção da transformação organizacional, ajudando-as a desenvolver a sua missão, os seus valores e as suas estratégias para o futuro.

Entre os seus best-sellers, destacam-se títulos como “Leadership Team Coaching in Practice” (2º edição, Kogan Page, 2018), “Creating a Coaching Culture” (McGraw Hill, 2012) e ainda “The Wise Fool’s Guide to Leadership” (O Books, 2005).

Hawkins é casado, tem três filhos e cinco netos. Para além de um homem de família é também um apaixonado pelos animais e pela jardinagem, tendo a seu cargo uma propriedade rural junto à cidade de Bath, na Inglaterra.

Robert Dilts

Robert Dilts

Robert Dilts é investigador, escritor, professor, orador e consultor no campo da Programação Neurolinguística (PNL), desde a sua criação em 1975 por John Grinder e Richard Bandler. Estudante de longa data e colega de Grinder e Bandler, Robert também estudou pessoalmente com Milton H. Erickson, M.D. e Gregory Bateson.

No seu vasto currículo literário, Robert inclui vários livros dedicados à PNL, destacando-se como principal autor do “Volume I de Programação Neurolinguística” (com John Grinder, Richard Bandler e Judith DeLozier, 1980), considerado ainda hoje o grande manual de referência na área.Outras obras de Robert incluem títulos como “From Coach to Awakener” (2003), onde explora o papel do Coaching na superação de barreiras e melhoria da performance de pessoas e equipas; ou ainda “The Hero’s Journey” (2009), uma viagem de auto-descoberta que mostra um caminho de aprendizagem e transformação capaz de nos empurrar para fora da nossa zona de conforto.

Robert é licenciado em Tecnologia Comportamental pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Estudioso desde cedo, em 1977, ainda universitário, recebeu do Presidente uma bolsa de estudos pelo seu trabalho de investigação sobre a correlação entre o movimento ocular e a função cerebral, realizada no Langley Porter Neuropsychiatric Institute, em São Francisco.

Ana Conde

Ana Conde

Coach de Executivos & Negócios e Facilitadora de Mudança, +10.000h de ações práticas entre formação, Coaching e Consultoria. +25 anos de experiência profissional em mercados altamente competitivos como a indústria farmacêutica, imobiliário, hotelaria, cinema & vídeo profissional, imprensa e organização profissional de congressos.

Vasta experiência em negociação e vendas, liderança e motivação de equipas, implementação de processos de mudança e desenvolvimento organizacional. Profissional liberal desde 2009, tem concebido e implementado inúmeros programas de desenvolvimento de competências em Portugal, Espanha e África, em distintos idiomas e setores (petróleos, telecomunicações, banca, indústria, logística, automóvel B2B, grande consumo, cosmética, alimentar, papel, plásticos, moldes, construção, educação e serviços).

Formação em Engª Civil, licenciada em Gestão Hoteleira, formação pós-graduada em Gestão e Marketing, Associate Certified Coach (ACC) pela International Coach Federation (ICF) e Practitioner em PNL.

Coautora de 3 livros sobre Coaching, com diversos artigos publicados, participou em programas e entrevistas na rádio. É oradora convidada em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais, tendo apresentado diversas comunicações sobre Liderança, Comunicação, Gestão da Mudança.

Catarina Correia

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM.

Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.

Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.

Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.

Maria João Ceitil

Maria João Ceitil

HR Consulting Coordinator da CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 1 )

A ocupar atualmente o cargo de HR Consulting Coordinator na CEGOC, é ainda detentora de uma vasta experiência como Consultora e Formadora nos domínios de Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Performance Organizacional e Executive Coach.

Ao nível da formação superior, possui um Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), um Mestrado em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão (ISEG) e uma Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Humanos, na Perspectiva da Gestão com as Pessoas, pela Universidade Lusófona.

Possui também diversas certificações e formações, nomeadamente a Certificação em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching de Lisboa, a certificação em Dynamic Coaching pela Go4 Consulting e a Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela CEGOC.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe