Autores

Consultores Cegoc

Consultores Cegoc

A CEGOC está presente em Portugal desde dezembro de 1962. Desenvolve e co-constroi com os seus clientes soluções que potenciam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho, conjugando diferentes meios digitais e modalidades, provocando uma melhoria efetiva e mensurável na performance individual e nos resultados das empresas clientes. Desta forma contribui para a transformação das equipas e organizações de acordo com as suas necessidades.

Somos a única empresa no mercado Português que, sob a mesma marca, opera há quase 60 anos no setor da Formação, Consultoria, Coaching e Recrutamento & Seleção, apostando constantemente na inovação dos seus métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas. O nosso propósito é impulsionar o sucesso de Pessoas e Organizações, ajudando-as a superar os seus limites e a conquistar patamares superiores de competência, ousadia e competitividade.

A CEGOC pertence ao Grupo Internacional CEGOS, líder internacional em Formação e Desenvolvimento das pessoas nas organizações, que opera nos 5 continentes e possui mais de 93 anos de experiência.

Paulo Martins

Paulo Martins

Coach PCC ICF, Formador, Consultor, Coordenador da Escola de Coaching Executivo

Ver todos os textos do autor ( 24 )

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.

Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.

Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.

Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.

Consultores Cegos

Consultores Cegos

– Guadalúpe Gómez Baidés
Formadora Certificada pela International Coach Federation (ICF) – Coordenador da Escola de Formação Executiva da CEGOS Espanha – Psicóloga especialista em coaching e Inteligência Emocional. Conferencista e escritora.

– Alfonso Camón Bressel
Senior Consultant na CEGOS Espanha; Responsável técnico em Project Management; Responsável técnico de Organização Industrial.

– Pedro A. Corraliza
Responsável pela Área de Coaching do grupo CEGOS Madrid.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas. Diplomado em Ciências Empresariais. MBA Master em Administração e Gestão de Empresas
Master em Coaching Executivo-Organizacional. Formador profissional executivo CP188 AECOP Coaching executivo, organizacional e de equipa.
Experiência em Consultoria empresarial de negócios, otimização de operações, mentoring e gestor de mudanças; Projetos de desenvolvimento pessoal e geradores de valor executivo e corporativo; Gestão, liderança, motivação, delegação e gestão de equipas; Inteligência emocional aplicada, competências executivas, negociação e gestão de conflitos.

– Ana Gómez
Executive Coach. Licenciatura em Direito (1993, E-3). Universidad Pontificia de Comillas (ICADE). Bacharel em Administração de Empresas (1994, E-3) Universidad Pontificia de Comillas (ICADE). CPPO, Personal Coach e Certified Professional – Programa ACTP (225 h.) Olacoach International Institute. PCC, Professional Certified Coach.ICF (International Coach Federation). Coach Executivo com mais de 1.000 horas em clientes (2008). Experiência de mais de 13 anos na Gestão de Equipas Comerciais e Gestão de Operações em multinacionais. Especializada em liderança, gestão de equipas comerciais e de pessoal, gestão de tempo, tomada de decisão, negociação e realização de objetivos.

Mário Ceitil

Mário Ceitil

Presidente da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas)

Ver todos os textos do autor ( 5 )

• Licenciado em Psicologia pelo ISPA;
• Professor Universitário;
• CERTIFIED EXECUTIVE COACH pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Básico (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Avanzado (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• Managing Partner da Cegoc, de 1993 a 2015;
• Consultor e Formador da Cegoc, desde 1981;
• Coordenador da Escola de Coaching Executivo da Cegoc (2015/2016).

Ruth Wageman

Ruth Wageman

Especialista em coaching e liderança de equipas

Ver todos os textos do autor ( 4 )

Ruth Wageman é uma das maiores e mais reconhecidas investigadoras e especialistas em trabalho com equipas, sobretudo equipas de liderança. A sua experiência está focada nas condições que influenciam o elevado desempenho das equipas – com destaque para as equipas cujo propósito é resolver problemas complexos, processos de reorganização, mudança cultural ou liderar a transformação do sistema.

Ruth ajuda a construir a capacidade de liderança colaborativa dentro e através das organizações, especialmente junto de equipas de liderança multissetoriais (nas áreas de saúde, negócios, serviço social, universidades, ONGs…).

Ruth possui experiência como professora nas Universidades de Columbia, Dartmouth e Harvard, instituições onde liderou muitos programas de investigação inéditos. É coautora das obras “Senior Leadership Teams: What it Takes to Make them Great”, “Developing and Enhancing High-Performance teams in Organizations” e “Practitioner’s Handbook of Team Coaching”, entre outras, tendo também escrito artigos de referência revistos por pares.

Ruth desenhou a ferramenta Team Diagnostic Survey (TDS) – juntamente com Richard Hackman e Erin Lehman – um sistema de avaliação poderoso e amplamente validado que mede o quão bem as 6 Condições que impulsionam a eficácia estão estabelecidas numa equipa. Ruth também lidera workshops certificados e dá formação a profissionais na área de desenvolvimento de equipas onde utiliza e aplica o TDS.

A nível académico, Ruth Wageman é doutorada em Comportamento Organizacional pela Universidade de Harvard e possui um Bacharelato nas áreas de Arte e Psicologia pelo Columbia College da Universidade de Columbia.

Angela Gaehtgens

Angela Gaehtgens

Coordenadora da Escola de Coaching Executivo da CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 3 )

Exerce a atividade de Coaching Executivo e Coaching de Equipas e assume a sua entrega ao Coaching como um processo natural e quase inevitável que tem como ponto de partida o seu background na área da Gestão de RH desenvolvido em contexto Organizacional, e ao facto de ter uma genuína curiosidade acerca do potencial de desenvolvimento das pessoas.

Licenciada em Gestão de RH e Psicologia do Trabalho, colaborou em várias empresas do maior grupo económico privado português e conta ainda com uma vasta experiência de consultoria nesta área em empresas multinacionais.

A sua passagem por alguns países estrangeiros, onde estudou, na Universidade de Sheffield, Reino Unido, e trabalhou, permite-lhe ainda ter uma visão mais alargada e profunda dos vários contextos e realidades multiculturais que se refletem na Liderança e na gestão organizacional.

É Coach certificada ICF, com um programa ACTP e credenciada com o grau de PCC, tem certificação em Mentor Coach e tem desenvolvido muitas outras competências, no âmbito do desenvolvimento pessoal como Master Practitioner de Programação Neurolinguística, NLPU, Universidade da Santa Cruz na California, com Robert Dilts e Judith Deloizier. Colabora como coach trainer em programas ACTP e ACSTH, ICF.

Jorge Bicho

Jorge Bicho

Adquiri ao longo de mais de 20 anos, uma larga experiência nas áreas da Formação e Desenvolvimento, Inteligência Emocional, Liderança, PNL e como Coach, bem como nas áreas técnicas do Marketing & Sales Excellence, Técnicas Criativas de Venda e Atendimento ao Público. Toda a formação que entrego tem como base, exatamente essa experiência adquirida no terreno e a aquisição de competências nas áreas onde o comportamento e desenvolvimento das pessoas é mais crítico – as suas atitudes e a escolha por parte de cada pessoa, equipa e mesmo das empresas do seu próprio caminho.
Em Portugal, para além das minhas responsabilidades globais como Training Manager na Bayer Portugal, realizei centenas de horas de Coaching e Acompanhamento de Profissionais de Vendas e Colaboradores Internos e entrega de Formação comportamental e técnica. Nesta função, liderei e geri toda a concepção, desenho, investimento, avaliação e seguimento das ações de formação em todas as áreas de intervenção.

Na minha atividade como, Formador e Consultor desde 2011, na empresa que fundei – Upturn – em Portugal, Angola e Moçambique, tenho realizado com grupos, empresas e parceiros, trabalho nas áreas da Liderança, Negociação, Vendas, Atendimento ao Público, Gestão da Formação e Sales Coaching. Como Coach dedico-me fundamentalmente a desafios individuais para Coaching de Negócios e Coaching de Executivos.

Possuo a certificação em Coaching Executivo nível II pela ICF (International Coach Federation) e o Master Practitioner em Programação Neuro-linguística assim como a certificação e licença do Identity Compass.

Ana Conde

Ana Conde

Coach de Executivos & Negócios e Facilitadora de Mudança, +10.000h de ações práticas entre formação, Coaching e Consultoria. +25 anos de experiência profissional em mercados altamente competitivos como a indústria farmacêutica, imobiliário, hotelaria, cinema & vídeo profissional, imprensa e organização profissional de congressos.

Vasta experiência em negociação e vendas, liderança e motivação de equipas, implementação de processos de mudança e desenvolvimento organizacional. Profissional liberal desde 2009, tem concebido e implementado inúmeros programas de desenvolvimento de competências em Portugal, Espanha e África, em distintos idiomas e setores (petróleos, telecomunicações, banca, indústria, logística, automóvel B2B, grande consumo, cosmética, alimentar, papel, plásticos, moldes, construção, educação e serviços).

Formação em Engª Civil, licenciada em Gestão Hoteleira, formação pós-graduada em Gestão e Marketing, Associate Certified Coach (ACC) pela International Coach Federation (ICF) e Practitioner em PNL.

Coautora de 3 livros sobre Coaching, com diversos artigos publicados, participou em programas e entrevistas na rádio. É oradora convidada em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais, tendo apresentado diversas comunicações sobre Liderança, Comunicação, Gestão da Mudança.

Robert Dilts

Robert Dilts

Robert Dilts é investigador, escritor, professor, orador e consultor no campo da Programação Neurolinguística (PNL), desde a sua criação em 1975 por John Grinder e Richard Bandler. Estudante de longa data e colega de Grinder e Bandler, Robert também estudou pessoalmente com Milton H. Erickson, M.D. e Gregory Bateson.

No seu vasto currículo literário, Robert inclui vários livros dedicados à PNL, destacando-se como principal autor do “Volume I de Programação Neurolinguística” (com John Grinder, Richard Bandler e Judith DeLozier, 1980), considerado ainda hoje o grande manual de referência na área.Outras obras de Robert incluem títulos como “From Coach to Awakener” (2003), onde explora o papel do Coaching na superação de barreiras e melhoria da performance de pessoas e equipas; ou ainda “The Hero’s Journey” (2009), uma viagem de auto-descoberta que mostra um caminho de aprendizagem e transformação capaz de nos empurrar para fora da nossa zona de conforto.

Robert é licenciado em Tecnologia Comportamental pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Estudioso desde cedo, em 1977, ainda universitário, recebeu do Presidente uma bolsa de estudos pelo seu trabalho de investigação sobre a correlação entre o movimento ocular e a função cerebral, realizada no Langley Porter Neuropsychiatric Institute, em São Francisco.

Oliver Perez

Oliver Perez

Coach ACC, Formador, Consultor

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Licenciou-se em Gestão e especializou-se nas áreas de Marketing e Vendas através do MBA em Direção de Marketing e Vendas na Universidade de la Laguna (Tenerife, Espanha). Formação que complementou com vários programas no âmbito da liderança: Lead Ahead Program (INSEAD); Matricial Organizations (IESE); Lead with Coaching (The Preston Associates – Executive Coaching Specialists -).

Apaixonado pelo mundo empresarial e a gestão de equipas, Oliver tem uma experiência como Marketeer de mais de 18 anos (17 na Danone). Foi Diretor de Marketing durante mais de 10 anos em Portugal e em Espanha, sendo parte de vários Comités Executivos. Estes anos de experiência, fazem do Oliver um profissional de Marketing com forte background em todas as áreas e disciplinas de Marketing, ao mesmo tempo que a sua experiência em equipas de Direção lhe confere um grande conhecimento e visão estratégica do mundo empresarial.

A gestão de pessoas sempre foi sem dúvida uma das suas grandes paixões. E foi em 2017, que Oliver descobriu o Coaching através de uma ação formativa interna na sua empresa, certificando-se como coach interno. Hoje Oliver é Coach certificado pela International Coach Federation (ICF), com um programa ACTP e credenciado com o grau ACC. Atividade que partilha com as atividades de consultor e formador.

Nuno Jerónimo

Nuno Jerónimo

Mais de 15 anos experiência em liderança de equipas vendas.
Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.

Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar.
considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança, estou presentemente a terminar MBA Gestão de Empresas.
Com uma experiência de mais de 15 anos no ramo das telecomunicações, onde sou atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais.
Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.

Maria João Ceitil

Maria João Ceitil

HR Consulting Coordinator da CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 1 )

A ocupar atualmente o cargo de HR Consulting Coordinator na CEGOC, é ainda detentora de uma vasta experiência como Consultora e Formadora nos domínios de Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Performance Organizacional e Executive Coach.

Ao nível da formação superior, possui um Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), um Mestrado em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão (ISEG) e uma Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Humanos, na Perspectiva da Gestão com as Pessoas, pela Universidade Lusófona.

Possui também diversas certificações e formações, nomeadamente a Certificação em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching de Lisboa, a certificação em Dynamic Coaching pela Go4 Consulting e a Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela CEGOC.

Pedro Silva

Pedro Silva

Formador Profissional | Professor Ensino Superior | Coach

Ver todos os textos do autor ( 1 )

É um apaixonado por desporto e pelo seu impacto positivo no desenvolvimento pessoal. Por isso, fez uma Licenciatura e um Mestrado em Psicologia do Desporto. Depois, fez uma Certificação em Psicologia para o Alto Rendimento Desportivo pelo FC Barcelona Innovation Hub e, não satisfeito, está a fazer o Doutoramento.

Desafiado pelo mundo corporativo, os últimos 10 anos permitiram mais de 5000 horas de formações, palestras e teambuildings para quadros executivos de mais de 100 empresas de referência a nível nacional e internacional. Criou uma empresa de formação profissional e desenvolvimento de equipas chamada Método, da qual é Diretor-Geral nos dias bons. Felizmente só tem vivido dias bons.

É Professor no Ensino Superior e tem mais de 2000 horas de aulas e workshops para mais de 20 Universidades, Politécnicos e outras Escolas. Acredita que a sua missão é deixar as pessoas e equipas, que confiam no seu trabalho, melhor do que as encontrou.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe