O Coaching Executivo segundo Bill Campbell

Por o 11 Setembro 2020

O que faz de alguém um grande coach? Esta questão é o cerne do livro acerca de Bill Campbell, um dos impulsionadores no desenvolvimento de algumas das maiores empresas de Sillicon Valley, como a Google, a Apple e a Intuit, sendo que o seu contributo resultou num “trilião” de dólares em valor de mercado!

 

 

No livro Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley’s Bill Campbell, os autores, líderes da Google por mais de uma década, narram a sua experiência em primeira mão com o senhor conhecido como “Coach Bill”, reconhecido por construir relações de confiança, impulsionar o crescimento pessoal e inspirar coragem, além da identificação e resolução de tensões que poderiam advir de ambientes em mudança constante.

No livro são explicados os princípios do Coach Bill, através de entrevistas com indivíduos que conheceram o mesmo, de forma a evidenciar um plano de ação para todos os líderes com visão de futuro na criação de organizações, cultura e equipas com melhor desempenho.  

Neste artigo vamos explorar um dos aspetos do livro e como o pode aplicar no dia-a-dia da sua empresa.

 

O seu título faz de si um gestor, mas as pessoas fazem de si um líder

 

Esta é uma das premissas promovida por Bill Campbell: de forma a tornar-se um bom líder, deve ser, primeiro que tudo, um excelente gestor. Promova o respeito, ao invés de o exigir. A prioridade máxima de cada líder é o bem-estar e sucesso das pessoas que gere.

Vejamos o seguinte exemplo: aquando da criação do projeto “Google Adwords”, a gigante da comunicação implementou uma estratégia em que não existiam gestores, ou seja, retiraram o intermediário e comunicavam diretamente com os engenheiros envolvidos no desenvolvimento. Nesse momento, Bill começou a trabalhar com a empresa e, passado algum tempo, que este aproveitou para identificar os valores e a cultura da organização, indicou que era necessária a inserção de gestores.

A direção não ficou agradada com a sugestão. Contudo, decidiram questionar os engenheiros, que assinalaram a vontade de ter alguém que os gerisse: queriam alguém com quem pudessem aprender e alguém que resolvesse conflitos e tomasse decisões.

No final de 2002, os managers voltaram a ser incorporados na Google. Para Bill, ser um executivo de uma empresa de sucesso tem como base a gestão e a criação de excelência operacional. Além disso, acreditava que a liderança desenvolvia-se como resultado dessa forma de administração.

 

Manifesto “It’s the people”

 

A resposta reside sempre nas pessoas. Bill criou um manifesto enquanto trabalhava na Intuit e partilhava-o frequentemente com os seus coachees

Nele é referida a importância das pessoas para o crescimento e o sucesso de uma empresa e a importância de conceitos como o suporte, o respeito e a confiança para um ambiente de trabalho bem-sucedido.

 Partilhamos o mesmo abaixo para que se possa inspirar!

As pessoas são a base do sucesso de qualquer empresa. O principal trabalho de cada gestor é ajudar as pessoas a serem mais eficientes no seu trabalho e a crescerem e desenvolverem-se. Temos ótimos profissionais que querem fazer o bem, são capazes de fazer grandes coisas e chegam ao trabalho prontas para fazê-las. Grandes pessoas florescem num ambiente que liberta e amplifica essa energia. Os managers criam esse ambiente com base no apoio, respeito e confiança.

Apoio significa fornecer às pessoas as ferramentas, informações, treino e o coaching necessários para o sucesso. Isso significa um esforço contínuo para desenvolver as competências das pessoas. Grandes gestores ajudam as pessoas a destacarem-se e a crescerem.

Respeito significa entender os objetivos de carreira das pessoas e ser sensível com as suas escolhas de vida. Isso significa ajudar as pessoas a atingir essas metas profissionais de uma forma consistente e de acordo com as necessidades da empresa.

Confiança significa libertar as pessoas para fazerem os seus trabalhos e tomarem decisões. Significa saber que as pessoas querem fazer mais e melhor e acreditar que irão fazê-lo.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe