A Importância do Coaching – Foco na solução para melhorar

Nuno Fradique JerónimoSales Manager da NOS

Recentemente, escolhi dar-me a oportunidade de poder fazer o caminho de Lisboa até Santiago de Compostela. O desafio foi superado e com ele uma vontade de partilhar o que aprendi. O que vou partilhar não são as emoções que senti ao longo do percurso, mas sim o que ele me ensinou e que pode ser adaptado para o nosso dia a dia!

A viagem é um momento de reflexão e auto-conhecimento enorme, aprende a fazer isso também no teu trabalho! Conhece-te a cada momento e a cada emoção!

Um dos desafios, surgiu logo na primeira etapa, quando rebentaram bolhas nos pés! Eram enormes e mal conseguia andar. Quando cheguei ao quarto nessa noite, estava de rastos emocionalmente e os pés ainda piores. Confesso que pensei... vou parar! Vou voltar para casa que estou perto e adio por uns dias até ficar bom! Mas, logo pensei... Como me irei sentir se desistir logo na primeira dificuldade? Como conseguirei explicar que umas bolhas conseguiram que não continuasse o caminho e cumprisse o objetivo? Então pensei, vou corrigir isto já! Vou a uma farmácia comprar o que for necessário e amanhã retomo viagem... Foi o que fiz, e imaginem... passei a ir de chinelos, até chegar a um local onde pudesse comprar umas sapatilhas para continuar a minha viagem!

Agora vamos adaptar esta situação para a nossa realidade profissional...

Quantas vezes não temos este desafio pela frente? São inúmeras as vezes em que surgem novos desafios na nossa etapa profissional: um novo projeto, uma nova equipa, um novo departamento, uma nova empresa. Mas como isso nos coloca fora da zona de conforto, a nossa primeira intuição é tentar adiar o que é óbvio, tentar prolongar ao máximo de forma a podermos continuar na área de conforto.

Sempre que nos deparamos com estes desafios vamos focar-nos no lado bom – na solução! Ao conseguirmos a solução já estamos a identificar o que podemos melhorar para que não volte a acontecer, e isso, é já o ponto de partida para o sucesso! Sempre que estiveres perante um desafio novo ou diferente pensa... vou voltar a mostrar o melhor de mim, vou surpreender! Lembra-te também que assim tal como tu não conheces esta nova realidade, os outros, que estão envolvidos, também não! É sempre bom para todos! Uma nova oportunidade de te voltares a apaixonar por aquilo que fazes.

Sempre que somos desafiados a sair da nossa zona de conforto e abraçamos esta nova realidade, estamos a alargar cada vez mais a nossa zona de conforto!

Os Líderes são ousados exatamente por isso, são eles próprios que se colocam fora da zona de conforto! Sempre que te sentires muito confortável – DESAFIA-TE!

  • Neste caminho, em todos os desafios pelos quais fui passando, o meu foco foi sempre a solução, não me preocupava muito com o problema. Esse já era óbvio (ou estava perdido, ou estava com sede mas não sabia se podia beber muita água da que tinha, ou se chegava a horas ao local destino, etc.), por isso, estava sempre com a solução na cabeça, vou fazer algo que complemente o meu desafio e, acima de tudo, que ajude com o meu objetivo!

Houve uma altura em que estava um pouco perdido, olhava tudo à minha volta e não encontrava a habitual “seta amarela” que indicava o caminho. A verdade é que voltei a ficar preocupado, porque ao escolher um caminho errado, tudo o que fizesse naquele caminho seria um erro e quanto mais persistisse nele pior.

Muitas vezes fazemos isso, cometemos erros e persistimos neles, isso sónos leva a um esforço adicional, temos que voltar ao ponto de partida!

Como estava um pouco apreensivo, parei e olhei bem em meu redor, para perceber um sinal simples que me desse o caminho, até que percebi... estava em cima da seta. Naquele local estavam no chão as habituais setas a indicar o caminho, bem bonitas e até de acordo com a calçada!

Ajustando à nossa realidade profissional, acontece o mesmo. Estamos focados em seguir caminho em fazer tudo rápido para atingir o objetivo e nem percebemos que podemos estar a pisar ou a esquecer um elemento importante que nos acompanha e pode ajudar na nossa “jornada”, um elemento que nos pode dar a “dica” para que o nosso projeto tenha sucesso!

Fica atento a cada momento e a cada pessoa que te rodeia, aos elementos da tua equipa, a todos e a tudo aquilo que te rodeia são também eles que te podem ajudar a atingir o teu objetivo!

  • Sempre que me “perdi” no caminho foi em locais que já conhecia, em locais onde minha atenção é muito menor. Aqui a explicação é simples: no trabalho, quando estamos a fazer algo que fazemos inúmeras e repetidas vezes, tendemos a baixar o nosso índice de exigência e fazemos as coisas de forma mecânica. Já nos aconteceu perguntarem-nos sobre o que fazemos e o motivo pela qual fazemos daquela forma e a nossa resposta é... “foi sempre assim”.

Mantém o nível de exigência elevado em tudo o que fazes e quando sentires que já o fazes de forma confortável, percebe uma forma de o melhorar e aportar mais valor para ti e para os outros!

Durante grande parte do caminho estive fora da minha zona de conforto, num lugar que não conhecia, sozinho e apenas com um objetivo simples – chegar ao destino de cada dia! No nosso dia a dia pode ser igual, podemos definir os nossos objetivos por etapas para conseguirmos celebrar as pequenas conquistas que fazemos todos os dias. Depois, no final, quando o nosso objetivo for atingido, o nosso sorriso vai ser enorme!

Deixo 6 perguntas que nasceram da minha jornada e da experiência de auto-coaching que fazia após cada etapa:

1 O que fiz e o que poderia ter feito melhor?

2 O que vou fazer agora para melhorar (ações específicas)?

3 Onde sou muito forte e como posso beneficiar ainda mais com isso?

4 O que preciso de saber para continuar?

5 O que realmente me move e me inspira?

6Estou a viver esse propósito?

Agora resta adaptares estas perguntas às várias etapas da tua vida pessoal e profissional. Se conseguires responder a todas elas, estás no bom caminho!

Escrito por

Nuno Fradique Jerónimo

Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar. considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais. Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.
Saiba mais