5 livros para quem se interessa por Coaching

Por o 7 Junho 2019

Tornar-se num coach é uma jornada, que exige muita prática, reflexão pessoal e orientação. Embora seja essencial passar por um curso de certificação profissional (como os cursos da Escola de Coaching Executivo da CEGOC), existem outras formas e recursos disponíveis para todos os indivíduos que pretendam crescer e saber mais dentro desta área, nomeadamente através da leitura.

 

 

Já partilhámos anteriormente leituras essenciais no âmbito do Coaching, contudo, mediante a crescente importância da cultura do coaching dentro das organizações, listamos abaixo 5 opções de leitura para todos aqueles que pretendam ser coaches ou simplesmente pretendem aprofundar a temática.

 

“Transformational Executive Coaching”, de Ted M. Middelberg, (2012)


Neste livro, o autor descreve uma abordagem abrangente e inovadora para líderes de coaching aonível executivo. O seu sistema único é baseado num processo estruturado e focado em objetivos e dá aos coaches a capacidade de aprenderem a alcançar uma mudança trasnformacional. Repleto de dicas e ensinamentos perspicazes, oferece estratégias executáveis, concebidas para elevar líderes em qualquer organização.

 

“On Becoming a Person: A Therapist’s View of Psychotherapy”, de Carl R. Rogers (2012)

Este livro é considerado por muitos uma referência na área do coaching orientado para o cliente. Enquanto fundador do movimento psicológico humanístico, Carl R. Rogers revolucionou o conceito de terapia centrada no cliente e a leitura deste livro ajuda a explicar o porquê da sua influência se ter prolongado ao longo de décadas.

 

“Co-Active Coaching: Changing Business, Transforming Lives”, de Laura Whitworth (2010)

A autora fundou a CTI, uma das mais mais respeitadas escolas de coaching, e ficou conhecida pelo seu modelo coativo e a sua visão de comunicação inspiradoras. Neste livro, que alterou significativamente o campo do coaching, a autora apresenta o conceito de Co-Active Coaching e explica o processo transformativo de comunicação que permite aos indivíduos de todos os níveis de uma organização construir relações fortes e colaborativas.

 

“What Got You Here Won’t Get You There: How Successful People Become Even More Successful”, de Marshall Goldsmith (2010)

Este livro é uma obra de referência para todos os que tenham interesse em tornar-se coachs executivos. O autor, um dos coachs executivos mais requisitados nos Estados Unidos da América, demonstra como se podem “subir” os últimos degraus do mundo corporativo, ao apreender detalhes e mudanças de comportamento que podem fazer toda a diferença – como o simples facto de agradecermos mais vezes as pessoas que nos rodeiam.

 

“The Inner Game Of Work: Focus, Learning, Pleasure, And Mobility In The Workplace”, de Timothy Gallwey (2001)

O autor acredita que é possível desfrutar realmente de um emprego, independentemente de qual seja. Para tal, bastará ultrapassar alguns obstáculos: medo de falhar, resistência à mudança, procrastinação, estagnação, dúvida e aborrecimento, entre outros. Gallwey indica como é possível aprofundar o potencial natural de aprendizagem e a performance, de forma a tornar qualquer emprego numa oportunidade plena de melhorar competências.

 

Estes são apenas alguns exemplos de livros que poderá ler para aumentar conhecimentos na área do coaching e do desenvolvimento pessoal e profissional. Tenha sempre em mente que a leitura é curiosamente um hábito que todos as pessoas de sucesso partilham.

 

A coach who reads is a coach who succeeds!” Ajit Nawalkha (business coach)

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe