5 livros para quem se interessa por Coaching

Por o 7 Junho 2019

Tornar-se num coach é uma jornada, que exige muita prática, reflexão pessoal e orientação. Embora seja essencial passar por um curso de certificação profissional (como os cursos da Escola de Coaching Executivo da CEGOC), existem outras formas e recursos disponíveis para todos os indivíduos que pretendam crescer e saber mais dentro desta área, nomeadamente através da leitura.

 

 

Já partilhámos anteriormente leituras essenciais no âmbito do Coaching, contudo, mediante a crescente importância da cultura do coaching dentro das organizações, listamos abaixo 5 opções de leitura para todos aqueles que pretendam ser coaches ou simplesmente pretendem aprofundar a temática.

 

“Transformational Executive Coaching”, de Ted M. Middelberg, (2012)


Neste livro, o autor descreve uma abordagem abrangente e inovadora para líderes de coaching aonível executivo. O seu sistema único é baseado num processo estruturado e focado em objetivos e dá aos coaches a capacidade de aprenderem a alcançar uma mudança trasnformacional. Repleto de dicas e ensinamentos perspicazes, oferece estratégias executáveis, concebidas para elevar líderes em qualquer organização.

 

“On Becoming a Person: A Therapist’s View of Psychotherapy”, de Carl R. Rogers (2012)

Este livro é considerado por muitos uma referência na área do coaching orientado para o cliente. Enquanto fundador do movimento psicológico humanístico, Carl R. Rogers revolucionou o conceito de terapia centrada no cliente e a leitura deste livro ajuda a explicar o porquê da sua influência se ter prolongado ao longo de décadas.

 

“Co-Active Coaching: Changing Business, Transforming Lives”, de Laura Whitworth (2010)

A autora fundou a CTI, uma das mais mais respeitadas escolas de coaching, e ficou conhecida pelo seu modelo coativo e a sua visão de comunicação inspiradoras. Neste livro, que alterou significativamente o campo do coaching, a autora apresenta o conceito de Co-Active Coaching e explica o processo transformativo de comunicação que permite aos indivíduos de todos os níveis de uma organização construir relações fortes e colaborativas.

 

“What Got You Here Won’t Get You There: How Successful People Become Even More Successful”, de Marshall Goldsmith (2010)

Este livro é uma obra de referência para todos os que tenham interesse em tornar-se coachs executivos. O autor, um dos coachs executivos mais requisitados nos Estados Unidos da América, demonstra como se podem “subir” os últimos degraus do mundo corporativo, ao apreender detalhes e mudanças de comportamento que podem fazer toda a diferença – como o simples facto de agradecermos mais vezes as pessoas que nos rodeiam.

 

“The Inner Game Of Work: Focus, Learning, Pleasure, And Mobility In The Workplace”, de Timothy Gallwey (2001)

O autor acredita que é possível desfrutar realmente de um emprego, independentemente de qual seja. Para tal, bastará ultrapassar alguns obstáculos: medo de falhar, resistência à mudança, procrastinação, estagnação, dúvida e aborrecimento, entre outros. Gallwey indica como é possível aprofundar o potencial natural de aprendizagem e a performance, de forma a tornar qualquer emprego numa oportunidade plena de melhorar competências.

 

Estes são apenas alguns exemplos de livros que poderá ler para aumentar conhecimentos na área do coaching e do desenvolvimento pessoal e profissional. Tenha sempre em mente que a leitura é curiosamente um hábito que todos as pessoas de sucesso partilham.

 

A coach who reads is a coach who succeeds!” Ajit Nawalkha (business coach)

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Jose Gerson Filipe Da Cunha Desde 1 ano

Bom dia tenho 36 anos na area da restauraçao e imobiliaria.Nunca tinha-me aprofundado nem tinha noçao do coaching .Que afinal em certo ponto exerço na minha profissao . Tendo exercido cargo de chefia formei muitos profissionais em Angola ,que hije em dia exercem cargos de chefia .Pror isso eu me interessar por coachig.E querer ser um coach.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 1 ano

Olá, José!
Obrigada pelo seu comentário. Se tem interesse em ser Coach, sugerimos que consulte o nosso Programa de Formação de Coaches Profissionais, composto por:
– Nível Inicial: https://www.cegoc.pt/curso-formacao/coaching/programa-de-formacao-de-coaches-profissionais-nivel-inicial
– Nível Avançado: https://www.cegoc.pt/curso-formacao/coaching/programa-de-formacao-de-coaches-profissionais-nivel-avancado
– Nível Superior: https://www.cegoc.pt/curso-formacao/coaching/programa-de-formacao-de-coaches-profissionais-nivel-superior
Muito obrigada e esperamos que continue a acompanhar as nossas novidades no Blog de Coaching. 🙂

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe