Como o coaching executivo pode ajudar novos empreendedores

Por o 29 Janeiro 2019

Ser bem-sucedido na criação de um novo negócio é, invariavelmente, algo que novos empreendedores ambicionam. Contudo, atingir a meta desejada pode ser mais complicado se o tentarmos fazer sozinhos, sem qualquer apoio ou interferência de terceiros.

Um novo empreendedor beneficiará ao manter uma postura recetiva a novas ideias e perspetivas.

 

 

E, não obstante as pessoas mais próximas de si poderem contribuir favoravelmente para o seu negócio, pode tirar ainda mais proveito da situação se recorrer a outros. Procure perspetivas distintas provenientes de pessoas com as quais não tem qualquer ligação, mas com quem poderá aprender.

Neste artigo reúnem-se algumas dicas para novos empreendedores, considerando os fundamentos do coaching e como esta filosofia de abertura e recetividade a novas ideias pode beneficiar um novo negócio:

Encontre o seu talento

Encontre o seu talento, descubra aquilo no qual é realmente bom, e incorpore isso no seu novo negócio.
Em termos gerais, isto significa que o seu foco será algo que realmente gosta. E é certo que, ao fazer o que gostamos, revelamos maiores níveis de produtividade.

Ultrapasse adversidades

Trabalhar para ultrapassar adversidades é uma das mais importantes formas de desenvolvimento. Aprender com obstáculos prepara-nos para o sucesso no futuro e torna o negócio mais resistente. De igual modo, permite-nos a aquisição de novas competências e representa uma experiência acumulada.

O segredo para ultrapassar as diferentes adversidades que comummente novas empresas enfrentam resumem-se a muita perseverança, adaptabilidade, resiliência e uma estrutura de liderança forte, capaz de motivar todos os envolvidos.

Conecte-se com a sua equipa

Relacione-se com as pessoas da sua equipa, partilhando a sua visão e os seus valores. Comunique e inspire outros. Seja um ouvinte ativo e procure colocar-se primeiramente na posição do outro, antes de qualquer conclusão.

Em suma, também estes são fundamentos do coaching a considerar no seu dia-a-dia profissional e pessoal.

Faça networking desde cedo

Práticas de networking devem fazer parte de uma atividade profissional diária. É comum apenas nos preocuparmos com a aquisição de contactos estratégicos aquando a busca por um novo emprego, ou em prol de uma transição de carreira.

Contudo, o networking é igualmente importante para o crescimento sustentável de um negócio. Em particular, é fundamental reforçar atuais contactos profissionais, isto é, não deixar que os mesmos caiam em esquecimento. Perder contacto com determinada pessoa pode representar um custo de oportunidade para sua carreira profissional e, por vezes, reaver este mesmo contacto é mais difícil do que adquirir um novo.

Experimente outras perspetivas

Teste-se a si mesmo e experimente trocar de perspetiva com outra pessoa cuja visão difere da sua. Pode até concluir que a sua perceção da situação é a mais acertada, mas com certeza que se sentirá mais enriquecido perante esta abertura e recetividade.

Aqui se reforça outro pilar do coaching como estratégia para o crescimento do seu negócio e para o sucesso do seu percurso profissional. Antes de tentar influenciar alguém com base naquilo que acredita, reflita sobre o que está a influenciar determinada pessoa. Poderá consegui-lo colocando diversas questões e ouvindo atentamente.

Conhecer os diferentes fundamentos do coaching permite-nos adquirir uma postura que beneficiará a nossa carreira profissional.

Em particular, dota-nos de mais capacidade para desenvolver atuais aptidões. Conheça a Escola de Coaching Executivo da CEGOC e descubra como os diferentes processos de coaching o ajudarão a cumprir metas e objetivos.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe