A Geração Y valoriza o coaching porquê?

Consultores Cegoc

Muitas das vezes, a denominada Geração Y (Geração Milénio ou Millennials) não procura estar sob posições de chefia tradicional. Prefere, em lugar disso, a orientação por parte de especialistas de coaching: líderes capazes de os motivar a produzir mais e a desenvolverem capacidades, líderes que os conduzam a novas oportunidades de carreira e os ajudem a alcançar equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Investigações recentes mostram que os Millennials procuram cada vez mais a contratação de serviços de Coaching executivo para apoiar a sua carreira profissional. Tanto gestores como trabalhadores da Geração Y podem implementar técnicas de coaching para conseguirem os resultados desejados.
De acordo com um estudo de 2016 levado a cabo pela IFC - International Federation of Coaching, o número de Millennials que contrata serviços de coaching tem vindo a aumentar. O estudo indica que as principais três razões deste aumento são: aumento da autoconfiança (40,9%), busca por melhores oportunidades de carreira (27,6%) e a procura por equilíbrio entre vida profissional e pessoal (25,7%).

 

Quer pertença à Geração Y ou não, saiba como um profissional de coaching pode ajudá-lo nos três âmbitos acima referidos:

 

Autoconfiança

Ter mais confiança em quem somos, na nossa atitude e no nosso trabalho são cruciais para uma carreira de sucesso. Pouco interessa qual é a sua atual posição profissional e qual a meta que deseja atingir, mais confiança e autoestima têm elevado peso na forma como exercemos as nossas atividades diárias. Acreditar que é capaz de chegar a determinado objetivo aumentará os seus níveis de eficácia, influenciando, igualmente, a forma como comunica com amigos e colegas. Estar confiante das suas capacidades permite que tenha mais foco e que seja mais assertivo e produtivo.

Mais oportunidades de carreira

De acordo com um estudo da Barna Research, 9 em cada 10 Millennials esperam permanecer num emprego durante apenas três anos. Perante isto, naturalmente as organizações questionam: “Quanto devemos investir em Millennials se eles esperam deixar a empresa em breve?” Contudo, de acordo com os fundamentos do coaching, é melhor conseguir poucas oportunidades de valor do que conseguir muitas oportunidades, se nenhuma destas representar uma real subida na carreira.

Um Millennial nunca conseguirá especializar-se em determinado cargo se estiver em constante mudança de emprego. Com a ajuda de um especialista em coaching, é possível reconhecer em quais ocupações profissionais devemos investir.

Equilibro entre vida profissional e pessoal

De acordo com um estudo conduzido pela Opium Research para a Pricewaterhouse Coopers, a Geração Y considera que o equilibro entre vida profissional e pessoal é mais importante do que compensação financeira. Desta forma, a Geração Milénio evidencia, primeiramente, mais interesse em desenvolver aptidões e capacidades e, em segundo, prefere mais flexibilidade de horário. Compensação financeira surge apenas em terceiro plano.

Adicionalmente, de acordo com a pesquisa, 28% dos Millennials esperavam ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal do que a de facto têm, no atual emprego.

Para conseguir os melhores resultados num ambiente de trabalho, é importante implementar uma cultura de coaching. A Geração Y sente-se mais motivada e mais produtiva num ambiente aberto, transparente e com constante feedback dos respetivos superiores. Assim, para os Millennials, o coaching apresenta-se como uma nova e importante ferramenta de gestão.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais