Só há 4 tipos de conversas em que vale a pena participarmos

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor
O coaching é a arte de conversar.
Neste sentido, pode valer a pena refletirmos sobre o tipo de conversas em que nos deveremos (ou não) envolver.
 

 

Tanto quanto conseguimos perceber, só existem 4 tipos de conversas úteis, as únicas que vale mesmo a pena ter.

 

 

Primeiro tipo

Conversas para partilha de perspetivas pessoais sobre o mundo.
Vivemos em mundos interpretativos; quase sempre na ilusão que sabemos como as coisas são, mas, sempre, inconscientemente submersos na realidade incontornável de que apenas conseguirmos ver o mundo através das lentes das nossas próprias perspetivas. É conversando que conseguimos perceber a perspetiva dos outros e partilhar com eles a nossa e é através deste processo que ficamos mais ricos e mais conhecedores, ao mesmo tempo que criamos a possibilidade para que o outro faço o mesmo. Numa conversa entre duas pessoas, é sempre mais sábia a que mais aprende.
 

 

Segundo

Conversas para coordenação de ações. Conversa-se, com o objetivo de definir o que cada um deverá fazer depois da conversa. É através destas conversas que os humanos potenciam a sua tremenda capacidade para alterar o ambiente onde estão inseridos.
 

 

Terceiro

Conversas para criar novas possibilidades de ação. Eventualmente, durante uma conversa, apercebemo-nos que não é possível agir de modo consequente para se atingir determinado propósito, será então altura de avançar para uma conversa que irá criar as condições necessárias para uma posterior tomada de decisão.
 

 

Quarto e último

Conversas para criar novas possibilidades de conversação. Por outras palavras, conversas para construção de um novo ambiente emocional entre os seus intervenientes. Às vezes (tantas), as pessoas “experienciam”, entre si, emoções que tornam quase impossível qualquer partilha de perspetiva, coordenação de ações ou mesmo de procura de novas condições onde seja possível tomar uma decisão sobre quem faz o quê, é altura então de conversarem sobre a dinâmica da sua relação e do modo como precisam sentir-se para poderem conversar de modo útil.

 

Em que conversas tem participado ultimamente?

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
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