Distinções entre Mentoring e Supervisão de coaches

Consultores Cegoc

Muito se fala de mentoring e da supervisão de coaches, mas quais as verdadeiras diferenças entre ambas?

 

Artigo-1-680-250

 

Supervisão de coaches

Foca-se no desenvolvimento das capacidades do coach, oferecendo uma oportunidade mais ampla e mais rica de apoio e desenvolvimento. A supervisão de coaches cria um ambiente seguro para o coach partilhar os seus sucessos ou fracassos ao longo do caminho enquanto vai melhorando a forma como trabalha com os seus clientes.

 

Definição de supervisão de coaches:  é uma prática de aprendizagem colaborativa para continuamente desenvolver a capacidade do coach através do diálogo reflexivo, de forma a beneficiar os seus clientes e todo o sistema de coaching.

 

Objetivos da supervisão de coaches:

  1. Assegurar as melhores práticas de coaching e garantir o crescimento contínuo e o desenvolvimento da prática do coaching;
  2. Fornecer uma oportunidade de melhor se compreender a si mesmo, ao cliente e ao sistema do cliente e as escolhas feitas nesse envolvimento;
  3. Aumentar a consciência das reações pessoais do cliente e/ou do sistema e fornecer um local seguro para as explorar;
  4. Servir como um “reset”.

 

supervisão de coaches é reconhecida como parte do desenvolvimento profissional contínuo e é um processo distinto do mentoring de coaching para obtenção de uma credenciação ICF.

 

Definição de Mentoring de coaching: um coachee (aspirante a coach) ser treinado nas suas competências de coach ao invés de investir na prática, equilíbrio da vida ou outros tópicos que não estão relacionados com o desenvolvimento das suas competências de coaching. O mentoring supõe servir como um processo de desenvolvimento para o estudante que tem como base um ciclo repetitivo de receção de feedback relativamente ao coaching do coachee, refletindo nesse feedback para praticar novas competências. O foco deverá estar no desenvolvimento de competências utilizando as Competências Nucleares da ICF.

 

Saiba mais aqui sobre a Escola de Coaching Executivo da Cegoc.


Conteúdo adaptado do site da ICF.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais