Ética e Deontologia em Coaching Profissional

Por o 2 Dezembro 2016

Lançamos uma nova pergunta acerca da temática da ética e deontologia em coaching profissional.

 

 

A Ética em Coaching – Situação

Lançamos uma nova pergunta, neste nosso espaço de reflexão, acerca da temática da ética e deontologia em coaching profissional e para partilha e conhecimento global do Código de Ética da ICF.

“Estou a acompanhar, em coaching, o novo Diretor Comercial de uma empresa multinacional, minha cliente. Este meu cliente está muito entusiasmado com os resultados que temos atingido durante e seu processo de coaching e sugeriu-me que contacte o Diretor RH da empresa onde anteriormente esteve a trabalhar. Na sua opinião, há lá grandes necessidades de coaching e o seu anterior colega é muito receptivo a intervenções desta natureza. Posso aceitar o contacto do seu anterior colega?”

– Não, não pode.

 

O Código de Ética da ICF

O novo código de ética da ICF, no seu ponto nº 13, da secção 2 “Conflitos de Interesse”, refere: “Procurarei estar consciente de qualquer conflito de interesse, real ou potencial, e revelarei abertamente qualquer conflito que ocorra, e afastar-me-ei voluntariamente quando tal ocorrer”.

Num processo de coaching que esteja a ser realizado ao abrigo do código de ética da ICF, o coach não deverá tomar qualquer iniciativa de cariz comercial ou de “negócio” que tenham por base qualquer informação partilhada por um cliente, sob o risco de levantar conflitos de interesses.

Por outro lado, se o cliente tomar, de livre e espontânea vontade, a iniciativa de divulgar os serviços profissionais do seu coach e se daí vier a resultar alguma relação comercial futura, o coach deverá revelar tal facto ao seu cliente e ao patrocinador, como se poderá consultar no número 15 da mesma secção que refere: “Revelarei ao meu cliente e patrocinador todas as compensações antecipatórias de terceiras partes que possa vir a receber, e que digam respeito a clientes ou à sua angariação”.

 

Quer desafiar-nos com alguma pergunta sobre “ética em coaching” para respondermos numa próxima oportunidade?

 

Veja aqui outros textos relacionados com o tema da ética em coaching, já publicados no Blog.


Conheça aqui a oferta formativa em Coaching Executivo e visite o site da Escola de Coaching Executivo da Cegoc.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe