Concretizar objetivos extraordinários, importantes e significativos

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor

Coaching - Concretizar objetivos extraordinários, importantes e significativos

 

Blog-Coaching-680x250

Num paradigma empresarial verdadeiramente sustentável, o que é bom para a empresa é bom para os seus profissionais e o que é bom para os seus profissionais é bom para a empresa. Só os maus gestores (e aqueles que gerem negócios de curto prazo) se podem permitir, agora, trabalhar em ambientes empresariais que não visem a harmonia destas duas dimensões, como base estruturante de desenvolvimento.

 

 

Coaching e criatividade

O coaching é a mais poderosa prática (processo/metodologia) para desenvolvimento do pensamento criativo, e a criatividade é atualmente a metacompetência mais vital para as empresas (senão para a própria humanidade) em ambientes de incerteza e de mutação constantes.

Ainda o mundo empresarial não se adaptou ao declínio do "trabalhador manual", em termos de capacidades para criação de valor agregado, e da necessária adaptação do ambiente laboral para aproveitar a tremenda capacidade de criação de valor do "trabalhador do conhecimento", e já tem de adaptar-se a uma nova mudança, bem mais desafiante: preparar-se para acolher e manter o novo "trabalhador criativo" e para extrair o ilimitado potencial para criação de valor, a nível individual e coletivo, que o pensamento criativo agora oferece.

O "trabalhador do conhecimento" pensava em termos de resolução de problemas, num paradigma de diagnóstico e solução. No atual mundo empresarial, para além da existência dos vários problemas que exigem "resolução imediata", acrescem alguns novos: começam a surgir problemas em que os antigos métodos de diagnóstico não são totalmente aplicáveis e, por outro lado, surge a  consciência de que o desejo de voltarmos a ter os mesmos problemas (para os quais existem soluções) não poderá ser satisfeito a médio/longo prazo. No topo das estruturas, começa a revelar-se a consciência da insustentabilidade dos atuais modelos de negócio e da urgência da criação de outros que permitam responder aos novos requisitos económicos, comunitários, sociais e ecológicos.

 

"O coaching é sobre aprendizagem"

O coaching não trata de resolução de problemas, nem sequer procura (na sua forma mais pura) a prossecução de objetivos. O coaching é sobre aprendizagem.  Através do coaching a pessoa aprende acerca do seu modo particular de concretização de objetivos extraordinários, importantes e significativos, de modo autónomo, sustentável e em realização pessoal. Independentemente da posição do individuo na estrutura, quanto maior o potencial individual, maior o potencial de retorno do coaching.

 

In Revista Human, edição de fevereiro 2016.

 

 

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
Saiba mais