Team Coaching: quais os benefícios para a sua empresa?

Consultores Cegos

Segundo um estudo recente levado a cabo pelo The Institute of Leadership & Management, 80% das empresas já introduziram o Team Coaching nos planos de formação e desenvolvimento dos seus líderes. Porquê? Porque o papel do coach é, em grande parte, o de encorajar a sua equipa a refletir sobre o estado de cumprimento dos objetivos, os seus pontos fortes e as áreas a melhorar. Estas reflexões também podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho e a forma como se relacionam entre si os membros da equipa.

 

 

Equipas mais coesas graças ao coaching

Um dos principais objetivos do coaching de equipas é definir as funções de cada membro e melhorar a dinâmica interna para fomentar o espírito de equipa. É importante orientar e ajudar cada colaborador a descobrir os seus próprios pontos fortes, a fim de colocá-los efetivamente ao serviço da empresa.
Para que o Team Coaching seja bem-sucedido, os especialistas recomendam que as equipas não sejam compostas por mais de 10 membros. Caso contrário, o sentimento de unidade e coesão partilhada por todos pode diminuir.
Ter um objetivo comum, claro e tangível é também essencial para não se perder o sentido do trabalho em equipa. Durante o processo, é o próprio coach que desempenha o papel principal, construindo pontes e facilitando a comunicação.

 

O exercício do espelho

Uma técnica utilizada por alguns coaches consiste em colocar um espelho em frente a cada um dos membros da equipa para que todos possam ver os seus colegas e ver-se a si mesmos de uma perspetiva completamente diferente. Desta forma, é possível notar algumas nuances que, de outra forma, seriam difíceis de identificar:

  • Dinâmica relacional entre os membros daequipa;
  • Reações e atitudes durante as interaçõesentre colaboradores;
  • Algumas dinâmicas desagradáveis ouineficientes;
  • A existência de relações tóxicas oudesequilibradas

O objetivo é destacar tanto os elementos que enriquecem o grupo – para poder otimizar ainda mais a sua performance – como aqueles que retardam o cumprimento dos objetivos.

 

As vantagens do Team Coaching

Estes são alguns dos pontos positivos que o Team Coaching pode aportar para a sua empresa:

  • Reforça a cultura da empresa e facilita acorrespondência entre os valores dos colaboradores e os da organização;
  • Alinha os objetivos da empresa com asestratégias do negócio;
  • Simplifica o processo de tomada de decisão;
  • Traz dinamismo à empresa;
  • Melhora o ambiente de trabalho, criandocontextos em que prevalecem a confiança, a comunicação e a colaboração entre aspartes;
  • Minimiza a necessidade de autoridade dolíder, pois a equipa é capaz de planear as suas próprias ações de formaindependente;
  • Aumenta o envolvimento dos colaboradores eo sentimento de pertença.

O Team Coaching visa apoiar os membros de um grupo ou equipa para fazerem uma utilização melhor coordenada e mais task oriented dos seus recursos coletivos, de modo a gerarem maior sinergia e produtividade nas suas diferentes realizações.

Aceita o desafio de levar as suas equipas ao próximo nível?

 

*Este artigo foi originalmente publicado AQUI.

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais