Team Coaching: quais os benefícios para a sua empresa?

Por o 13 Janeiro 2020

Segundo um estudo recente levado a cabo pelo The Institute of Leadership & Management, 80% das empresas já introduziram o Team Coaching nos planos de formação e desenvolvimento dos seus líderes. Porquê? Porque o papel do coach é, em grande parte, o de encorajar a sua equipa a refletir sobre o estado de cumprimento dos objetivos, os seus pontos fortes e as áreas a melhorar. Estas reflexões também podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho e a forma como se relacionam entre si os membros da equipa.

 

 

Equipas mais coesas graças ao coaching

Um dos principais objetivos do coaching de equipas é definir as funções de cada membro e melhorar a dinâmica interna para fomentar o espírito de equipa. É importante orientar e ajudar cada colaborador a descobrir os seus próprios pontos fortes, a fim de colocá-los efetivamente ao serviço da empresa.
Para que o Team Coaching seja bem-sucedido, os especialistas recomendam que as equipas não sejam compostas por mais de 10 membros. Caso contrário, o sentimento de unidade e coesão partilhada por todos pode diminuir.
Ter um objetivo comum, claro e tangível é também essencial para não se perder o sentido do trabalho em equipa. Durante o processo, é o próprio coach que desempenha o papel principal, construindo pontes e facilitando a comunicação.

 

O exercício do espelho

Uma técnica utilizada por alguns coaches consiste em colocar um espelho em frente a cada um dos membros da equipa para que todos possam ver os seus colegas e ver-se a si mesmos de uma perspetiva completamente diferente. Desta forma, é possível notar algumas nuances que, de outra forma, seriam difíceis de identificar:

  • Dinâmica relacional entre os membros da equipa;
  • Reações e atitudes durante as interações entre colaboradores;
  • Algumas dinâmicas desagradáveis ou ineficientes;
  • A existência de relações tóxicas ou desequilibradas

O objetivo é destacar tanto os elementos que enriquecem o grupo – para poder otimizar ainda mais a sua performance – como aqueles que retardam o cumprimento dos objetivos.

 

As vantagens do Team Coaching

Estes são alguns dos pontos positivos que o Team Coaching pode aportar para a sua empresa:

  • Reforça a cultura da empresa e facilita a correspondência entre os valores dos colaboradores e os da organização;
  • Alinha os objetivos da empresa com as estratégias do negócio;
  • Simplifica o processo de tomada de decisão;
  • Traz dinamismo à empresa;
  • Melhora o ambiente de trabalho, criando contextos em que prevalecem a confiança, a comunicação e a colaboração entre as partes;
  • Minimiza a necessidade de autoridade do líder, pois a equipa é capaz de planear as suas próprias ações de forma independente;
  • Aumenta o envolvimento dos colaboradores e o sentimento de pertença.

O Team Coaching visa apoiar os membros de um grupo ou equipa para fazerem uma utilização melhor coordenada e mais task oriented dos seus recursos coletivos, de modo a gerarem maior sinergia e produtividade nas suas diferentes realizações.

Aceita o desafio de levar as suas equipas ao próximo nível?

 

*Este artigo foi originalmente publicado AQUI.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Systemic Team Coaching Programme - Level 1

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

elsa rodrigues Desde 4 meses

Gostaria de receber informação sobre Coaching.

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 4 meses

    Olá, Elsa!
    Obrigada pelo seu comentário e pelo seu interesse na área de Coaching. Para verificar os percursos de aprendizagem que a CEGOC tem ao nível de Coaching, poderá aceder ao nosso site, em: https://www.cegoc.pt/curso-formacao/coaching
    Esperamos também que continue a acompanhar as novidades no nosso Blog de Coaching.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe