Fatores que o impedem de atingir as suas metas

Por o 29 Julho 2019

Definir os seus objetivos é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Quando existe clareza nas suas metas, é muito mais fácil planear e delinear ações para alcançá-las. O coaching pode ajudar muito no entendimento das suas aspirações e a definir o seu objetivo profissional.

 

 

Contudo, existem vários fatores que o podem atrasar na resolução das suas metas:

 

  • Ausência de uma meta clara e definida: Muitas vezes, apesar de acreditarem que têm uma meta, as pessoas criam simplesmente um sonho. A meta precisa de ser, acima de tudo, uma ideia bem estruturada e específica para atingir um determinado objetivo.
  • Definição de metas irreais: Um erro comum é definir metas que estão muito distantes e inacessíveis. É necessária bastante reflexão.
  • Falta de um plano de ação: Para que a meta seja alcançada, é necessário construir uma estratégia de atuação muito bem definida, com passos específicos e com a definição de quais serão as tarefas necessárias para atingi-la.
  • Escassez de apoio: Uma meta, muitas vezes, não depende apenas de nós – é preciso contar com a ajuda e suporte de uma equipa de trabalho. Por isso, é importante que saiba delegar tarefas e trabalhar em grupo. Além disso, é necessário avaliar se o auxílio que está a receber é realmente útil, ou se deve procurar alternativas.
  • Falta de conhecimento específico: Para que tenha sucesso e consiga alcançar todos os objetivos traçados, é essencial aprender a elaborar boas metas e entender o processo que está por trás das mesmas. Nesse sentido, o conhecimento e a compreensão da metodologia de criação de metas são passos fundamentais.

 

coaching é um processo de desenvolvimento de competências e um dos focos do processo é baseado na conquista de metas. Nos dias de hoje, muitos profissionais atuam em organizações que tentam atingir os seus resultados através de definição de metas.

 

Sugerimos algumas dicas baseadas no coaching para ajudá-lo a atingir as suas metas:

 

– Avalie os recursos disponíveis: Estude os recursos que tem disponíveis para alcançar as suas metas e quais são as melhores alternativas. Avaliar as suas possibilidades vai permitir que estruture as melhores estratégias de ação.

– Seja proativo: A proatividade é essencial em qualquer processo que visa eficiência e bons resultados. A proatividade consiste em antecipar os problemas e assim minimizar os seus efeitos ou até mesmo evitar que estes ocorram.

– Feedback: Avalie a forma como está a atuar e se esta é a maneira correta de alcançar os resultados. Um feedback de terceiros também é bem-vindo. Essa atitude vai ajudar a compreender onde está a errar e quais os aspetos que podem ser melhorados.

– Flexibilidade: Seja flexível em relação ao seu objetivo e avalie com clareza as situações que exigem mudanças de planos. Não deve fixar-se somente num objetivo e manter-se totalmente inserido nesse plano de ação. A situação pode alterar-se e o contexto também, portanto, se algo mudar, é necessário que haja flexibilidade da sua parte e foco na mudança.

– Persistência: A persistência deve ser trabalhada em conjunto com a flexibilidade, para que tragam resultados positivos e se atinjam as metas. A persistência consiste em não desistir, independente dos problemas que possam surgir.

 

Atingir as metas é um desafio que só pode ser alcançado com muito compromisso, dedicação e um bom planeamento. E aqui o coaching pode ter um papel fundamental, já que o seu domínio de intervenção ajuda as pessoas a obterem resultados extraordinários, tanto na sua vida profissional como pessoal.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe