Como pode o mentoring ajudar o seu negócio?

Consultores Cegoc

O EMCC - European Mentoring & Coaching Council define o mentoring como um processo de desenvolvimento que pode envolver uma transferência de competências ou conhecimentos de uma pessoa mais experiente para uma menos experiente através do diálogo, da aprendizagem e da construção de papéis, pelo que também pode ser uma parceria de aprendizagem entre pares.

De acordo com Ho Law, no seu livro “The Psychology of Coaching, Mentoring and Learning”,a palavra “mentor” remonta a uma personagem da mitologia grega retratada na “Odisseia” de Homero – Mentor. Na verdade, Mentor era Atena, a Deusa da Sabedoria, em disfarce e encarregada de educar Telêmaco, filho de Ulisses.

 

 

O autor afirma que a imagem tradicional de um mentor perpetrou o equívoco que fixa os papéis de mentor e mentee numa hierarquia de aluno/professor. Contudo, revisões de literatura histórica mais recentes sugerem que a orientação do mentoring está intimamente relacionada com o processo de desenvolvimento do indivíduo, em três aspetos principais: psicológico (cognitivo e emocional), social (desenvolvimento social) e profissional (desenvolvimento de carreira).

 

Como conservar a experiência de um executivo sénior eaproveitar as novas ideias de um promissor jovem gestor?

A resposta está no mentoring, que nunca foi tão popularcomo atualmente, com as empresas a procurarem desenvolver o percursoprofissional dos seus colaboradores, concebido para ir de encontro às necessidadesespecíficas das empresas e posto em prática com custos muito baixos – ou mesmonulos.

De acordo com Paulo Erlich, diretor, consultor, formador de mentores e coach, o mentoring pode acontecer através de um método formal ou informal.

O mentoring informal implica umaaproximação espontânea, de entreajuda natural na progressão dos indivíduos. Jáo mentoring formal é um processoplaneado e estruturado com foco nas organizações.

 

Quais os benefícios do mentoring nas organizações?

Deacordo com Erlich, o mentoring organizacional proporciona benefícios não só para asorganizações, mas também para os mentores e mentees,como poderá verificar nos pontos abaixo.

  • Desenvolvimento e qualidade da aprendizagem organizacional: com a ajuda de um mentor, um novo colaborador pode explorar novas formas de libertar o seu potencial, descobrir novas aptidões e aumentar até a sua produtividade;
  • Melhor adaptação de novos colaboradores no ambiente organizacional, que promove a manutenção e consequente aproveitamento dos talentos;
  • Retenção do conhecimento tácito: este conhecimento acontece quando os processos não estão registados em manuais, mas no modo de atuação dos colaboradores;
  • Desenvolvimento da liderança – um bom líder pode dar o exemplo e ajudar o mentee a segui-lo;
  • Maior eficiência nos processos de ascensão e sucessão: ao utilizar o conhecimento acumulado e a experiência na organização e na carreira, os mentores podem preparar os mentees a ocupar posições mais elevadas;

 

Os benefícios do mentoring são inúmeros e está demonstrado que, se usado em programas corporativos, tem o efeito de aumentar o desenvolvimento de competências e a autoconfiança dos colaboradores.

 

Traz também benefícios para o compromisso e a retenção de colaboradores, o que melhora a produtividade e reduz os custos de RH.

Um estudo do Grupo Gartner revela que as taxas de retenção são mais elevadas tanto nos mentees (72%) como nos mentores (69%) em relação aos outros colaboradores. Outro estudo revela que quase o dobro das empresas que praticam o mentoring registam um aumento do seu volume de negócios em relação às que não o fazem.

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