Lições que os líderes podem retirar do coaching

Por o 24 Maio 2019

Managers e líderes são fundamentais para o sucesso de um negócio e, portanto, são parte integrante e fundamental do coaching. Um coaching consistente ajuda na integração e retenção de colaboradores, na melhoria do desempenho e competências, assim como na transferência de conhecimento.

 


 
De acordo com o artigo de Ken Otter, “Leadership Coaching 2.0: Improving the Marriage between Leadership and Coaching”, o coaching de liderança é cada vez mais visto como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do potencial e das competências de um líder e continua a crescer como uma especialidade de coaching.

Através do seu estudo, o autor aprofunda vários aspetos do coaching associado à chefia, tal como a afirmação do valor do coaching de liderança como um complemento aos programas de formação e educação de um líder, bem como um caminho a seguir no desenvolvimento da capacidade de liderança.

Embora existam muitas ferramentas para melhorar as competências de liderança, o coaching é fundamental para melhorar o desempenho de equipas.
 

“Organizações com líderes seniores que utilizam o coaching de forma eficaz e frequente, melhoram os seus resultados de negócios em 21%, em comparação com aqueles que nunca o fazem.” Bersin by Deloitte

 
Apresentamos algumas dicas que podem ter um papel importante na definição da sua estratégia de coaching de liderança:
 

  • Faça boas perguntas

Boas perguntas levam a boas respostas que geram ótimas conversas. Como um líder, é fundamental que desenvolva relacionamentos sólidos com os seus colaboradores.

     

  • Tenha uma abordagem positiva

Uma atitude positiva em relação às situações ajudará a que respondam e reajam de maneira a promover uma mudança positiva.

     

  • Ouça e autorize

O coaching exige incentivo e capacitação. Os managers devem trabalhar com os colaboradores para criar relacionamentos individuais que resultem num melhor desempenho.

     

  • Saiba como guiar conversas

Os líderes devem conduzir os diálogos ao fazer perguntas e a ouvir, não ao dar diretivas – neste aspeto, as ferramentas de comunicação e a inteligência emocional são muito importantes.

     

  • Comprometa-se a uma aprendizagem contínua

Todas as áreas estão em constante evolução e é necessário comprometer-se a melhorar as suas próprias habilidades e competências. Lidere pelo exemplo e a sua equipa irá segui-lo.

     

  • Coaching no momento

 
A aprendizagem é muito melhor quando ocorre no momento, pois muitas pessoas aprendem melhor ao fazer.

Líderes eficazes estão menos preocupados em dizer que, como e quando completar uma tarefa e, invés disso, concentram-se em capacitar os membros da sua equipa a descobrir soluções para si mesmos e agir como líderes.
 

A liderança tem aspetos tangíveis e intangíveis. Mas todos eles desembocam na capacidade de se relacionar com os outros e de os inspirar a atuar de forma a gerar resultados positivos para a organização.

Ao abordar as capacidades de ouvir, questionar e planear ações através da perspetiva do coaching, os líderes podem criar relacionamentos impactantes com os membros da sua equipa, habilitando-os a liderar e tomar decisões claras, o que beneficiará todos os envolvidos, incluindo a organização.

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