Ser um coach profissional: a importância da formação certificada

Consultores Cegoc

No passado, quando alguém se apresentava como sendo "coach" (tradução literal de “Treinador” em inglês), a resposta mais comum era uma pergunta: “Treinador? De que desporto?”. Hoje em dia, quando o mesmo alguém se apresenta de igual forma,  já conseguimos associar muito mais rapidamente à profissão de que aqui falamos - coach profissional.

Através desta introdução quase caricata percebe-se rapidamente a relevância cada vez maior que o coaching tem na sociedade.

Mas, afinal, o que é o coaching?

De forma muito concreta, podemos referir-nos ao coaching como algo que permite aos seus utilizadores melhorarem as suas competências pessoais e profissionais, fazendo-os atingir o pico das suas capacidades.

Como começamos por referir no início do texto, o coaching tem crescido exponencialmente nos últimos anos. E à medida que isto acontece, a importância dos seus profissionais possuírem uma qualificação certificada também tem crescido. Afinal, quantos mais coaches existirem no mundo, mais os clientes se vão focar nas suas qualificações na área para decidirem por qual optar.

Formação de coach profissional Level 1 – ACC (anterior ACSTH)
Conceitos, ferramentas e técnicas de Coaching executivo para ser coach profissional e poder obter a credencial ACC

Coaching Certificado em contexto organizacional

Se olharmos para o interior de uma empresa, uma das tarefas mais complicadas para um gestor é saber motivar os seus colaboradores e orientar as suas capacidades para a função mais adequada e para as tarefas nas quais serão mais úteis. Quando isto é feito por alguém sem qualquer tipo de formação na área de orientação humana, muitas vezes as empresas apercebem-se finalmente que não rendem aquilo que poderiam render.

A formação certificada em coaching é, por esse e muitos outros motivos, excelente para quem tem um papel de liderança numa organização. Com ela, os gestores passam a saber como contribuir de forma efetiva para a satisfação e desenvolvimento dos seus colaboradores, a recrutar e selecionar os melhores candidatos e a aumentar a produtividade das suas equipas. Isto acontece porque o coaching ajuda a desenvolver as capacidades de comunicação e a melhorar as competências de tomada de decisões mais difíceis.

Além disso, ao encontrar-se numa posição de liderança, o gestor consegue também promover mais facilmente uma cultura de coaching por toda a empresa, o que a longo prazo trará grandes benefícios e um maior rendimento para a organização.

Formação de coach profissional Level 2 – PCC (anterior ACTP)
Capacitar coaches profissionais para o nível PCC

As vantagens da formação qualificada

Também para quem faz do coaching executivo uma profissão, conseguir uma qualificação certificada nesta área traz inúmeras vantagens. Desde logo, o simples facto de possuir uma certificação permite que obtenham uma remuneração superior pelo serviço de qualidade (e certificado) prestado. Isto porque um cliente está mais predisposto a pagar a alguém que realmente tenha qualificações de excelência no tema do que a quem não tem qualquer tipo de formação.

Tal como em todas as outras áreas profissionais, o cliente procura sempre o profissional que estiver mais preparado para satisfazer as suas necessidades. E esta preparação só se consegue tornar mais completa com um curso profissional e certificado em coaching.

Outra vantagem que a formação qualificada traz é ao nível do networking,  devido aos conhecimentos e contactos na área. E no mundo profissional os contactos que fazemos são extremamente importantes.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais