O Coaching Sistémico de Equipas como alavanca da performance coletiva

Consultores Cegoc

O Coaching Sistémico de Equipas é uma das muitas tipologias de coaching. Indicado para empresas que possuam vários grupos de trabalho, este coaching trabalha os membros individuais de uma equipa e as suas relações com clientes e fornecedores com vista a atingir o sucesso geral da empresa, que é a cliente real do coach.

Este género de coaching, que é orientado para equipas, baseia-se na premissa de que uma empresa, por si só, não consegue alcançar nada e precisa da colaboração de todos os que a constituem para atingir os seus objetivos. É necessário o crescimento e o sucesso de todos os colaboradores para que uma organização consiga crescer e obter sucesso também.

Formação de coach profissional Level 1 – ACC (anterior ACSTH)
Conceitos, ferramentas e técnicas de Coaching executivo para ser coach profissional e poder obter a credencial ACC

O Coaching Sistémico de Equipas

Antes de tudo, importa começar por explicar corretamente pelo que se define o Coaching Sistémico de Equipas. Esta área tem como principal intuito melhorar as capacidades individuais do colaborador de modo a potencializar as qualidades gerais do grupo e, por fim, levar a equipa e a empresa a atingirem os seus objetivos. Para isso, o coach estuda todo o contexto onde a equipa e o colaborador estão inseridos para poder entender de que forma o todo afeta o individual e vice-versa.

Podemos aqui considerar a equipa como um sistema que habita num sistema maior, a empresa onde a equipa trabalha, e que, por sua vez, atua num outro sistema, o contexto relacional onde todos estão inseridos.

Por outras palavras, durante todo o processo, os profissionais de coaching têm particularmente em conta a forma como os sistemas se influenciam mutuamente, tanto nas relações entre todos os membros da equipa e da organização, como nas decisões que são tomadas e o consequente impacto que estas têm nos colaboradores.

Em que é que este tipo de coaching difere do coaching individual?

Ao contrário do coaching individual, o Coaching Sistémico de Equipas preocupa-se com o contexto em que o coachee está inserido, tais como as suas relações com os fornecedores e a forma como se comunica com os seus colegas de trabalho. Este tipo de coaching acredita que, trabalhando e melhorando estas ligações, o colaborador, e consequentemente a equipa, estarão mais perto de atingir o seu potencial e os objetivos propostos.

Apesar disto, como já visto, o principal foco do Coaching Sistémico de Equipas é exatamente esta última palavra. As equipas. Levá-las a melhorar e a atingir os seus objetivos enquanto um todo é a principal função de um coach com esta especialização.

Assim, o Coaching Sistémico de Equipas é diferente do coaching individual não só no tipo de objetivos a atingir, que neste caso se focam mais nos objetivos globais da organização e das suas equipas, como também na forma de o atingir, ao trabalhar com o individual e as suas relações laborais para influenciar o todo.

Formação de coach profissional Level 2 – PCC (anterior ACTP)
Capacitar coaches profissionais para o nível PCC

Por que razão o Coaching Sistémico de Equipas deve ser certificado?

Como visto ao longo deste texto, este tipo de coaching difere então em tantos parâmetros do coaching orientado para indivíduos que se torna absolutamente necessário um coach possuir uma formação personalizada especificamente nesta área para conseguir obter sucesso na sua prática e produzir resultados para as empresas.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais