O coaching e as novas tecnologias

Por o 8 Março 2019

Atualmente, considera-se essencial a implementação de uma cultura de coaching no ambiente de trabalho, por sua vez, cada vez mais influenciado pelo digital e pelas novas tecnologias. Definir uma cultura de coaching nas organizações permite que estas inovem, mantendo adequados níveis de satisfação e de motivação entre os colaboradores, conduzindo, assim, ao sucesso desejado.

De notar que uma cultura de coaching não se cria por si só. Baseia-se em características bem definidas e inspira-se numa abordagem estratégica.

 

 

Sabemos que o digital se difunde, hoje, por inúmeras empresas, de todas as indústrias e pontos geográficos. Sendo que a forma como estas incluem as novas tecnologias nas suas operações varia consideravelmente.

Não obstante, o uso de tecnologias nas empresas visa, invariavelmente, facilitar, automatizar e acelerar a realização de tarefas e atividades. Isto permite que os colaboradores se foquem em outras matérias, no âmbito da comunicação, colaboração e capacidade para tomar decisões e inovar.

 

Novas tecnologias permitem, ainda, uma mais rápida adaptação das empresas ao acelerado dinamismo dos mercados.

 

Contudo, podem representar um investimento considerável e, como tal, deve garantir-se o máximo benefício e rendibilidade do seu uso. Para o efeito, é essencial, por exemplo, disponibilizar formação às equipas de trabalho.

De facto, a rendibilidade associada à implementação de novas formas tecnológicas pode ser significativa. Irá, igualmente, permitir um maior leque de escolhas, em termos de caminhos e mercados, para exploração da empresa, e aumentam a eficiência de resposta a problemas. Em particular, o uso do digital permite novas formas de armazenamento e tratamento de dados e, assim, concluir sobre as necessidades e desejos do público-alvo, com maior assertividade.

Tendo em consideração a crescente necessidade de uso de novas tecnologias no ambiente de trabalho, a cultura da empresa deve estar integrada com estas. Os colaboradores devem sentir-se motivados a repensar a sua forma de contribuição laboral, explorando (ainda mais) o seu potencial. É aqui que a cultura de coaching auxilia: ao facilitar o processo de integração das equipas, permitindo que os colaboradores ganhem mais consciência sobre as mudanças dos mercados e sobre si mesmos.

Um ambiente de trabalho, que use novas tecnologias na execução das suas tarefas, e que, em simultâneo, esteja sob uma cultura de coaching, tem maior probabilidade de ter a visão da empresa claramente difundida por todos. Isto permite maior envolvimento e produtividade.

 

A cultura de coaching irá, igualmente, melhorar a confiança entre líderes e colaboradores, fundamental quando mudanças laborais ocorrem, propiciando um ambiente de dúvidas e questões.

 

Neste contexto, de mudança, é fundamental reconhecer o potencial único de cada colaborador e saber como este pode contribuir para as diversas atividades necessárias, sendo que também o coaching tem aqui um papel crucial.

A era da globalização e das novas tecnologias, igualmente, impacta as organizações quanto à necessidade e possibilidade de interagirem com pessoas culturalmente distintas e provenientes de países distantes, com diferentes fusos horários. Tais mudanças colocam questões associadas a sensibilidades interculturais e a como isto influencia o processo formativo do coaching.

Uma cultura de coaching gera um ambiente de novas possibilidades, colaborações, criatividade e sentido de responsabilidade. É o bom ambiente de trabalho que, conjugado com a dinâmica do digital, permite alavancar todo o potencial dos colaboradores e, assim, conduzir a empresa ao sucesso.

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