Adesão ao coaching executivo cresce cada vez mais

Consultores Cegoc

O coaching executivo tem como foco promover o desenvolvimento profissional dos indivíduos. E atualmente, sabe-se que gestores e empreendedores conseguem com que o seu negócio cresça de forma substancial, simplesmente através da aplicação prática dos fundamentos do coaching executivo.

De acordo com a autora Heather Hansen O'Neill, se, por um lado, os empreendedores possuem, hoje, mais potencial para serem excecionais naquilo que fazem, por outro, muitos não se apercebem que têm esse mesmo potencial. É por isso que o coaching executivo pode ajudar diferentes indivíduos a superarem barreiras pessoais e profissionais, permitindo que estes recuperem o foco nas ações que são verdadeiramente necessárias para atingirem os resultados pretendidos.

São cada vez mais as organizações que investem em coaching, com o objetivo de promoverem o desenvolvimento e as capacidades das equipas de trabalho, bem como o alinhamento da estratégia com as metas definidas.

De acordo com um estudo publicado em 2016, pela  International Coaching Federation (ICF), a maior percentagem da carteira de clientes, dos profissionais de coaching inquiridos a nível mundial, são gestores (29%). Adicionalmente, 23% têm cargos executivos e 19% correspondem a clientes pessoais.

O líder coach
Utilizar as ferramentas do coaching nas suas práticas de liderança

A pesquisa da ICF incidiu sobre um inquérito realizado em 2015, a mais de 15 mil coaches, e ressalva a evolução do coaching enquanto profissão, bem como o facto de existirem cada vez mais oportunidades para que estes profissionais adquiram competências.

Estatísticas de 2015 apontam para a existência de 53.300 profissionais de coaching, em 2015, em todo mundo, comparativamente a 47.500, em 2012.

As empresas recorrem ao coaching executivo por diversas razões. Um dos principais motivos prende-se com a perspetiva de crescimento financeiro, associada à constatação que, de facto, os procedimentos e a metodologia de um coaching executivo produzem resultados a esse nível.

Outra razão, que leva à contratação de profissionais de coaching executivo, é a habilidade que estes têm em percecionar aspetos, relacionados com determinada situação, que o cliente em questão não é capaz de visualizar numa primeira instancia. Um coach permite que o indivíduo chegue a uma maior clareza sobre as soluções disponíveis.

Por vezes, as organizações têm interesse no desenvolvimento de competências internas. Os profissionais de coaching facilitam e promovem esse processo: dotando um colaborador de técnicas e aptidões para melhorar a sua performance.

O investimento em coaching executivo pode, igualmente, revelar-se de grande utilidade quando uma empresa não consegue ultrapassar determinado obstáculo ou depara-se com um problema recorrente. A este nível, entra a capacidade do coach em ajudar os devidos responsáveis a percecionarem novas estratégias e possibilidades de resolução.

Formação de coach profissional Level 1 – ACC (anterior ACSTH)
Conceitos, ferramentas e técnicas de Coaching executivo para ser coach profissional e poder obter a credencial ACC

De notar que os profissionais de coaching não auxiliam apenas nos momentos de maior dificuldade.

Podem, por outro lado, ser um elemento chave em períodos de crescimento. Um coach permite que os líderes de determinada empresa tirem um maior potencial das oportunidades com as quais se deparam, maximizando o potencial de crescimento da organização.

O coaching executivo é, hoje, compreendido como um fator essencial para o desenvolvimento de uma empresa, independentemente da dimensão desta. Por essa razão, existe um notório alinhamento de pontos de vista, entre gestores e líderes e coaches, no que toca às oportunidades futuras do coaching e, em especial, ao crescente aumento de sensibilização para os benefícios do coaching.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais