Três palavras poderosas no Coaching

Por o 28 Novembro 2018

É frequente ouvirmos pessoas de sucesso atribuírem o seu mérito a alguém que as orientou no seu percurso pessoal e profissional. Estas pessoas, reconhecidas por orientar alguém, não são necessariamente especialistas em Coaching. São, simplesmente, outros indivíduos que mostraram interesse num contacto próximo, disponibilizando-se para apoiar a sua jornada.

O Coaching pode ser considerado uma aptidão ou habilidade que muitos adquirem e desenvolvem junto daqueles com os quais se cruzam. Apesar das mais-valias de uma formação certificada em Coaching, é possível também causar impacto em alguém através de três simples palavras:

“Fala-me deste assunto” ou “Fala-me desta questão”

 

 

Na sua essência, o Coaching não se trata de dar conselhos ou de dizer como se faz determinada tarefa. Na verdade, o Coaching foca-se em ouvir alguém, capacitando-a para que consiga chegar a novas possibilidades e ideias.

Segundo a ICF – International Coach Federation, entre as principais competências que alguém precisa de ter para conseguir o certificado em Coaching, está a capacidade para saber ouvir. Esta habilidade é conseguida mantendo foco completo no que o outro diz (e, não menos importante, naquilo que não diz).
As palavras “fala-me sobre isto” causam significativo impacto, evidenciando elevado interesse em ouvir determinada pessoa. Em particular, permite que ambos percebam, com maior clareza, qual a situação em causa e quais os resultados esperados e pretendidos.

Aliado a isto, a pessoa que fala abertamente sobre determinado tópico vai ser capaz de construir novas ideais. Ao discutir o assunto em voz alta, será capaz de chegar a uma segunda reflexão sobre as diferentes possibilidades de ação.

Saber ouvir de forma autêntica e genuína exige concentração e foco, garantindo que não é interrompido por outros tópicos, aleatórios, que lhe surjam no pensamento.

No momento em que se encontra a ouvir alguém, procure unicamente compreender a pessoa diante de si. Abstenha-se de responder imediatamente, mesmo que ambos se deparem com momentos de silêncio. Por vezes, são estes momentos de silêncio que nos permitem chegar até a uma reflexão profunda e, com isto, a uma nova descoberta.

Ocasionalmente, quando ouvimos alguém, deparamo-nos com tópicos sensíveis e emocionalmente pesados. Quando assuntos deste cariz surgem, é importante estarmos preparados para os explorar. Ouvir todas as particularidades de determinada questão torna-nos mais preparados para descobrir o que realmente gera tal peso emocional, como forma de superar a situação e obter resultados positivos.

Um dos aspetos mais importantes do Coaching é a confiança que se estabelece entre as partes.

Para criar este ambiente, caracterizado pela sensação de segurança e suporte, é necessário que aquele que pratica o Coaching se conecte emocionalmente com a sua contraparte. Esta ligação é adquirida se nos mostrarmos disponíveis para ouvir ativamente a pessoa. Utilize as três poderosas palavras referidas neste artigo para iniciar a conversa – “fala-me sobre isto – e, assim, será capaz de comunicar com alguém, levando a que esta alcance o sucesso, tanto pessoal como profissional.

Lembre-se que todos poderemos praticar habilidades inerentes ao Coaching, no nosso dia-a-dia. Incentive um contacto próximo a falar sobre um assunto e dedique todo o seu foco no que este diz.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe