Porque as Start-ups precisam do Coaching?

Por o 21 Setembro 2018

O que realmente diferencia líderes de sucesso dos restantes? O que leva a que determinados gestores nos chamem a atenção pela forma bem-sucedida com que lideram as suas empresas? A resposta a estas perguntas está, muitas vezes, relacionada com a existência de um especialista de coaching, por detrás das ações de um grande líder.

 

Porque as Start-ups precisam do Coaching

 

O objetivo de um profissional de coaching é garantir que os líderes de uma organização cumprem os seus objetivos e metas, definindo um percurso e uma metodologia eficaz para o efeito.

O coaching tem a capacidade de criar um ambiente de confiança, gerando maior envolvimento da equipa, que passa a acreditar nas capacidades da organização como um todo. Um coach permite, assim, que isto seja possível, pois baseia a sua metodologia em ouvir e questionar, mais do que impor determinada medida.

 

Um clima de confiança e envolvimento organizacional são, por vezes, de difícil implementação por parte do gestor e líder cujo foco, em geral, se concentra em questões associadas ao dinamismo e complexidade do mercado e à pressão para ter uma boa performance.

Tendo em consideração todas as vantagens aqui referidas, porque é que muitas start-ups ainda não trabalham com o coaching? Essencialmente, devido à falta de conhecimento sobre os benefícios que traz para o negócio.

 

É comum que fundadores de start-ups se limitem a recolher informação e aconselhamento por parte de investidores e consultores. Ou, talvez, reconheçam a importância do coaching mas planeiam adquirir respetivos serviços quando a empresa crescer até determinado ponto.

Na verdade, em especial para as start-ups, o coaching têm a capacidade de gerar mais valor do que os serviços de consultoria. Nesta fase de expansão inicial do negócio, as ideias e o plano de ação estão habitualmente presentes, pelo que a ajuda realmente essencial deve estar associada a uma vertente de organização de ideias, motivação e força para cumprir os objetivos definidos. A partilha de experiências assume um papel mais importante do que a divulgação de instruções.

 

Outra mais valia do coaching é que permite a melhoria da performance individual, já que promovem o crescimento e desenvolvimento pessoal. Seja como líder, CEO ou membro de equipa, esta mais valia conduz a resultados positivos para a empresa e equipa como um todo, a médio e longo prazo.

Começar um novo negócio, do zero, pode produzir dois efeitos negativos: demasiada ambição e objetivos difíceis de cumprir que geram desmotivação e, eventualmente, queda de produtividade, e pressão emocional.

Um especialista em coaching auxilia todo o processo de desenvolvimento de forma sustentável. Apoiando o líder e os membros da equipa permite que estes saibam quando é o tempo certo para a empresa dar o próximo passo. O coach cria um clima de estabilidade emocional: os colaboradores sentem que controlam o percurso empresarial e mostram-se mais positivos e felizes no trabalho.

 


Em suma, o coaching permite-nos reconhecer que não estamos sozinhos, aquando a criação e lançamento de um novo negócio. Cria, assim, raízes de confiança para o crescimento da start-up.

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