A Importância do Coaching Empresarial

De acordo com Neil Patel, empreendedor e um dos maiores nomes do Marketing Digital, 9 em cada 10 negócios falha.

 

 

E porque tal ocorre?  Em geral, porque gerir um negócio pode ser mais complicado e exigir mais de si do que aquilo que realmente parece. Perante isto, surge a necessidade de ter a orientação de um profissional de coaching, ou de um mentor, que o ajudará a atravessar os diversos obstáculos da gestão empresarial.

Não importa a fase em que o seu negócio se encontra, o coaching empresarial contribui sempre de forma positiva. Os profissionais de coach podem ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente, acelerando o crescimento da sua empresa.

É importante ter um mentor de negócios no qual possa confiar e pedir conselhos. Mas investir num profissional de coaching empresarial vale o custo?

Para que perceba a importância do coaching empresarial deixamos-lhe alguns dos benefícios que este traz a uma empresa:

 

Obriga-o a sair da sua zona de conforto

Para empreendedores com menos inclinação para o risco, isto é crucial.

Um mentor irá ajudá-lo a sair do seu contexto habitual, permitindo a entrada de novas oportunidades, pessoas e experiências, que poderão contribuir para o sucesso do seu negócio.

 

Ajuda-o na interação com diferentes personalidades e aptidões

É comum o coaching empresarial incluir exercícios em torno da personalidade e do estilo de liderança de cada um, permitindo que se conheça melhor a si mesmo e aqueles que o rodeiam.

Ao longo do seu percurso profissional, lida com diferentes tipos de personalidade e características de liderança. O coaching é uma ótima maneira de aprimorar a sua capacidade de trabalho em equipa.

 

Terá alguém que não tem medo de o corrigir

Todas as equipas beneficiam ao ter um orientador atento.

Em particular, um coach é alguém que não tem medo de o confrontar e de lhe dizer quando está a cometer erros. Pode ajudá-lo a levar a sua empresa ao próximo nível.

 

Aumenta as suas oportunidades de networking

Quanto mais se envolver com pessoas bem-sucedidas, mais sucesso terá.  As oportunidades de networking disparam quando trabalha com um coach de negócios.

A sua empresa só terá a ganhar quando o seu coach conhecer novas pessoas e divulgar o seu negócio.

 

Ajuda-o no aumento da receita

Um bom coach empresarial irá ajudá-lo a gerar mais receita para o seu negócio. Cada coach tem um método particular de trabalho. Encontre o seu e defina a sua estratégia sob orientação. Depois é só aguardar pelos resultados.

 

Permite maior retenção de talentos

A rotatividade dos funcionários numa empresa, apesar de ter também benefícios associados, pode trazer inúmeros prejuízos, como perda de produtividade, conhecimentos adquiridos (know-how) e informações estratégicas. Pode, ainda, gerar gastos excessivos com processos de seleção e formação para os novos funcionários.

Como forma de evitar tais problemas, o coaching pode ser uma excelente estratégia na motivação e crescimento dos colaboradores dentro da empresa.

 

Ocupar-se-á do que realmente importa

Um coach empresarial pode trazer muitos benefícios a gestores de empresas e responsáveis de equipa.

Numa organização em crescimento e aprendizagem, podem surgir diversas complicações associadas à gestão eficaz de tempo e distribuição de tarefas. Esta situação pode levar à perda de oportunidades de negócio.

O coach empresarial ajuda o gestor a identificar aspetos vitais para atingir os objetivos definidos, visando o aumento de eficiência.

 

Os benefícios do coaching empresarial são substanciais. Investir em recursos humanos adequados é tão ou mais importante do que o investimento em novas máquinas e equipamento. Para que fique a conhecer mais acerca do coaching e que resultados pode trazer para a sua empresa, CEGOC dispõe de várias formações para si. Invista nesta prática e aumente o sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prof. Doutor Alberto Carneiro Desde 4 semanas

Este pequeno artigo poderia ser enriquecido com vários exemplos de casos reais. Além disso, muito se ganharia em apreciar os benefícios relacionando-os com diversos tipos de indústrias e de dimensão das organizações. 25.08.2018 Prof. Doutor Alberto Carneiro

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe