Team coaching

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor

O coaching tem vindo a ocupar um papel cada vez mais relevante no domínio do desenvolvimento humano, das pessoas e das equipas.

O seu impacto na evolução do pensamento criativo, de meta-competências conversacionais e da autoconsciência dos indivíduos fez com que passasse a ser um tema quase diário no quotidiano das multinacionais e empresas de média e grande dimensão.

Embora na sua forma individual (coach+coachee) o coaching pareça ter atingido já um nível de maturidade muito elevado, considerando a cada vez mais evidente similaridade de definições, standards, metodologias e ferramentas utilizadas pela grande generalidade dos seus grandes players internacionais, o mesmo, porém, não se pode dizer da sua vertente “equipa”.

Em nome do Team Coaching, uma tremenda diversidade de intervenções tem vindo a ser utilizada, nomeadamente no campo do team building, da consultoria de processos, da facilitação, da aprendizagem experiencial, das dinâmicas de grupo, do brainstorming, entre outros. Por vezes, o Team Coaching é apresentado como um processo de trabalho em que toda a equipa é envolvida em simultâneo, em outras, porém, são os diversos processos de coaching individuais que são trabalhados de modo a serem criadas oportunidades de crescimento sinérgico para a equipa. De notar ainda que o coach, às vezes, assume aqui a forma de um líder e em outras aparece sob a figura de um elemento externo e independente.

Formação de coach profissional Level 1 – ACC (anterior ACSTH)
Conceitos, ferramentas e técnicas de Coaching executivo para ser coach profissional e poder obter a credencial ACC

A grande dificuldade na escolha das metodologias de intervenção em Team Coaching prende-se com a tomada de decisão com base em dois critérios aparentemente antagónicos. Por um lado, o de se conseguir estabilizar uma metodologia cuja efetividade possa ser devidamente investigada e, por outro, fazer com que essa metodologia seja suficientemente flexível para intervir, com eficácia, numa diversidade tremenda de situações e contextos.

É precisamente pelo balanço destas duas variáveis que a Escola de Coaching Executivo da CEGOC escolheu a abordagem sistémica desenvolvida por Peter Hawkins e que é já, muito provavelmente, a grande referência mundial neste domínio.

Trata-se de uma abordagem inspirada por um conhecimento e sabedoria moldados pelo pragmatismo. As equipas, através da utilização de modelos muito simples mas robustos, tomam consciência de que a sua capacidade para implementarem alterações rápidas e efetivas na sua performance depende, quer da sua habilidade para intervirem nos fatores internos, quer nos externos, bem como da sua perícia para os gerirem em harmonia.

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
Saiba mais