Coaching e Atitude

Por o 28 Fevereiro 2018

O que é a atitude? As atitudes são uma forma de pensar, é aquilo que diz a si mesmo sobre aquilo que acontece, o que aconteceu e aquilo em que acredita que vai acontecer. É a materialização das crenças, das suas experiências e também da interpretação que dá às experiências.

Victor Küppers foi a primeira pessoa que ouvi falar sobre a sua peculiar fórmula de Valor das pessoas (Pode consultar as suas palestras nas TED Talk) em que explica que o conjunto de competências, conhecimentos e experiências, aumentam o valor pessoal de cada um, mas certamente a Atitude, é o ingrediente secreto que multiplica e, portanto, amplifica tudo o resto.
 

“Atitude é a diferença. A diferença entre ser bem-sucedido e não ser.”

Pelo contrário, se não tivermos uma atitude adequada, parece que os nossos objetivos estão a “escapar-nos” das mãos, que tudo nos custa duas vezes mais, que há algo que não está alinhado.

E se eu não tenho atitude? O que eu vou fazer agora se eu sou assim?

Todos nós já nos cruzámos com pessoas ou ouvimos frases como “o que falta é atitude” ou “tem uma má atitude”, e encontramos exemplos disso no foro pessoal, profissional, até mesmo em momentos desportivos. E a atitude é a diferença. A diferença entre ter sucesso ou não ter, ter uma vida mais completa ou continuar a enfrentar os mesmos problemas de forma contínua … A diferença entre viver no céu ou no inferno não depende do que acontece consigo na sua vida, mas sim sobre o que pensa que está a acontecer consigo. A sua visão sobre si mesmo, sobre os outros, sobre a vida … determinará o seu bem-estar e a sua capacidade de agir para atingir os seus objetivos.

É aqui que entra o coaching. Ou seja, não precisa necessariamente de saber o que está a acontecer consigo ou escolher um objetivo específico para “melhorar a sua atitude”, mas sim conhecer a forma como vai perseguir o seu próprio objetivo e, nessa descoberta, encontrar muitos dos ingredientes secretos que irão aumentar o seu valor enquanto pessoa.

 

Porque é que o coaching pode influenciar a minha atitude?

Porque todo o processo de coaching, seja qual for o seu objetivo, vai ajudá-lo a estar mais atento aos seus pensamentos e à forma como age e, por sua vez, terá mais confiança para usar os seus recursos e escolher como quer pensar a partir de determinado momento. O que parece simples é a base de todas as mudanças pessoais e, portanto, as empresas estão a trabalhar com essa ferramenta poderosa e a obter resultados extraordinários, porque se cada uma das pessoas que formam uma organização consegue escalar um passo no seu bem-estar, na sua atitude e na sua maturidade, conseguirá melhorar os seus resultados … e então toda a organização irá crescer, otimizando os resultados globais.


Autor: Ana Gómez

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Fernanda Coelho Desde 3 anos

Parabéns! Dos melhores artigos que tenho lido!

Resposta
Avatar

Jeanelie Urbina Desde 3 anos

Excelente !!
porque se cada uma das pessoas que formam uma organização consegue escalar um passo no seu bem-estar, na sua atitude e na sua maturidade, conseguirá melhorar os seus resultados … e então toda a organização irá crescer, otimizando os resultados globais.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 2 anos

Obrigada pelo comentário tão positivo, Fernanda Coelho. 🙂
Esperamos que continue a acompanhar a nossa partilha de conhecimento aqui no blog de Coaching.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 2 anos

Obrigada pelo comentário, Jeanelie Urbina. 🙂
É isso mesmo, os resultados positivos possuem a extraordinária capacidade de se multiplicarem.
Esperamos que continue a acompanhar a nossa partilha de conhecimento aqui no blog de Coaching.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe