Ouvir para entender em vez de ouvir para responder
Por Angela Gaehtgens o 24 Janeiro 2018
Quer gastar 2 minutos da sua vida para ficar com uma conceção completamente diferente, daquela que tinha, sobre coaching?
Ouvir para entender em vez de ouvir para responder – uma boa resolução de ano novo.
E já agora… a diferença entre ouvir e escutar é também de ponderar uma vez que se trata de estados diferentes na nossa relação com o outro. Enquanto ouvir é apenas algo que acontece, escutar é um processo ativo em que há uma decisão consciente de entender o que nos chega do outro. O que diz, o que não diz, o que deixa transparecer…
Refiro-me naturalmente à relação de um para um e o convite é para que passemos a ouvir para entender, com envolvimento, entrega, disponibilidade e tempo, entrando no sítio do outro, ao invés de ficarmos fora, algures no sítio dos nossos próprios pensamentos, crenças, opiniões e do tudo que sempre precisamos de dizer a seguir ou interromper antes que se nos “varra”.
Chama-se escuta ativa e envolve todos os sentidos no processo.
Porque se trata de uma arte difícil de dominar, levará tempo e paciência até se desenvolver pelo que a sua prática é fundamental, como tal, o desafio que vos deixo é: praticar, praticar, praticar.
Muito obrigado pelo seu investimento, esperamos que sinta que valeu a pena.
Se quiser arriscar e investir mais um minuto para nos fazer uma pergunta acerca do que acabou de ler, garantimos que irá ficar a pensar sobre coaching mais tempo do que imaginou.
Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial
Deixe um comentário