O Modelo das Cinco Disciplinas

Por o 5 Maio 2017

A partir de uma vasta pesquisa sobre desempenho de equipas e das melhores práticas de coaching, Peter Hawkins desenvolveu o Modelo das Cinco Disciplinas de Coaching de Equipas.

Modelo das cinco disciplinas de Hawkins, em Coaching de Equipas

Este modelo propõe que, para as equipas serem eficazes precisam de dominar as cinco disciplinas e, através do coaching sistémico de equipas o coach deverá ser capaz de realizar coaching à sua equipa, em cada uma das disciplinas e na relação entre elas.

Vejamos agora cada uma das disciplinas:

Validação

Estamos certos acerca do que os nossos stakeholders – as partes interessadas, precisam e exigem de nós? Pode ser o conselho de administração, os investidores, os clientes, as comunidades em que operamos; então a validação vem de várias fontes e por isso tem de se ter cuidado com as necessidades/interesses dos vários interlocutores, aos quais pode não se prestar a devida atenção
A Validação tem a ver com compreender o PORQUÊ de estarmos aqui e isso é determinado pelas partes interessadas (stakeholders) com quem trabalhamos.

 

Esclarecimento

Receber a validação clara do(s) seu(s) stakeholders pode não ser suficiente. Uma boa equipa cria o seu próprio sentido de esforço coletivo – o que estamos aqui a alcançar que não conseguimos alcançar trabalhando em paralelo? Quais os KPI´s da equipa? Não se trata apenas dos KPI´s individuais, mas também os nossos objetivos e papéis coletivos? Não é apenas como executamos as nossas funções, mas como contribuímos para o todo?

Esclarecimento tem a ver com o QUÊ – o que vamos fazer.

 

Cocriação

COMO trabalhar em conjunto de forma integrada e produtiva? Como é que se realizam reuniões onde não se trocam apenas ideias pré-concebidas, mas como gerar novos pensamentos e ideias que nenhum dos elementos tinha antes de entrar na sala de reunião?

 

Comunicação

As equipas eficazes não são apenas aquelas que têm reuniões internas bem-sucedidas e os seus elementos se relacionam bem. As equipas criam real valor na forma como se relacionam e se envolvem externamente com os seus stakeholders (clientes, fornecedores, investidores, patrocinadores, comunidades e o ambiente em geral). Também é importante que cada elemento da equipa seja capaz de representar toda a equipa, no contacto com interlocutores externos e não apenas na sua função.

 

Aprendizagens Essenciais

Como é que toda uma equipa se desenvolve e aprende, não apenas cada um dos seus elementos? Como é que uma equipa reflete sobre o seu desenvolvimento, e como arranja tempo para isso? Perguntar como é que esse processo ocorre permite desenvolver a sua capacidade coletiva? E como é que isso se torna uma fonte de crescimento e desenvolvimento para os membros da equipa?

 

 

Desenvolvemos vários questionários de feedback de 360 graus para que as equipas deem e recebam feedback sobre o desempenho em cada uma das cinco disciplinas. A versão online mais recente foi desenvolvida entre as entidades AoEC e Renewal Associates.
No curso Systemic Team Coaching Programme, (que tem lugar de 17 a 19 de maio, na Cegoc) os participantes têm a oportunidade de preencher o questionário de coaching de equipas de alto desempenho, sobre uma equipa em que estejam a fazer coaching, a liderar, ou da qual façam parte.

 

 

Coaching sistémico de equipas

O coaching sistémico de equipas não é apenas uma série de eventos ou dias de formação, mas uma viagem de desenvolvimento progressivo que continua mesmo quando o coach de equipas não está presente. Pode envolver eventos fora do local de trabalho, consultoria à equipa, através de reuniões regulares ou a participação em eventos dos stakeholders que promovam o envolvimento. Também pode envolver algum coaching individual a algums lementos da equipa focados em contribuir para a eficácia da equipa. Isto é particularmente importante para o líder da equipa. Combinar coaching individual como parte do coaching coletivo da equipa requer um compromisso de toda a equipa e definição clara dos seus limites.

 

Formação em coaching sistémico de equipas
É fundamental e necessário a existência de coaches sistémicos, que possam combinar o domínio do coaching com as competências para trabalhar em profundidade, tomando atenção ao individuo, à equipa, relação entre equipas, organização e um nível sistémico mais amplo.

 

Para formar coaches sistémicos de equipas:

…não basta apenas aprender sobre os modelos mencionados;
…não basta aprender as ferramentas para cada uma das cinco disciplinas, quando e como aplicá-las;
…não basta apenas mudar o foco de um individuo para a equipa enquanto entidade coletiva;
…o mais importante é desenvolver a capacidade de pensar e ser sistémico.

Para promover essa mudança, envolvemos os participantes do nosso programa – Systemic Team Coaching Programme, numa jornada de desenvolvimento em três partes principais inter-relacionadas: “o quê”, o “como” e o “quem” do coaching sistémico de equipa.

 

Systemic Team Coaching Programme

O nosso programa certificante de três dias convida os participantes a iniciar este processo de desenvolvimento, fornecendo uma base sólida nos conceitos e abordagens principais e aplicando-os a uma equipa real ou com base numa simulação cuidadosamente construída.

Os três dias de formação conferem um certificado em Coaching Sistémico de Equipas e a possibilidade de se habilitarem ao Diploma Internacional em Coaching Sistémico de Equipas. Este programa certificado capacita os seus participantes a usarem o modelo das cinco disciplinas de Coaching Sistémico de Equipas que tem sido adotado em mais de 30 países e em diversos continentes. Após a sua participação, os participantes terão adquirido um domínio superior sobre cada uma das cinco disciplinas e como fazer coaching a uma equipa em cada uma das diferentes disciplinas.

Conheça aqui o programa detalhado.


Leitura sugerida: Systemic Team Coaching

Conheça a oferta da Escola de Coaching Executivo da Cegoc.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Systemic Team Coaching Programme - Level 1

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe