Situação Ética em Coaching

Por o 27 Janeiro 2017

Lançamos uma nova pergunta acerca da temática da ética e deontologia em coaching profissional.

 

S4-BLOG-COACH-680X250

 

A Ética em Coaching – Situação

A pergunta que agora lançamos com o objetivo de continuarmos a aprofundar o nosso conhecimento sobre os aspetos éticos e deontológicos do coaching profissional, à luz do Código de Ética da ICF (International Coach Federation), remete-nos também para uma maior consciência acerca das suas fronteiras:

“Um dos meus clientes de coaching pareceu-me ser particularmente dotado de um grande sentido de oportunidade e empreendedorismo e de uma elevada capacidade relacional. Na última conversa que tive com ele, entre outros assuntos de âmbito profissional, acabei por lhe propor uma comissão de 10% por cada cliente que seja por si referenciado.”

  • Essa comissão é ética de acordo com o código de ética da ICF?

Sim.

 

Análise da situação à luz do Código de Ética da ICF

Em termos do nosso código de ética, não existem impedimentos para que sejam criadas relações de natureza comercial, desde que o coach honre a sua relação de coaching com o cliente, por um lado, e esteja salvaguardado que não surjam conflitos de interesses, por outro.

Naturalmente que um coach credenciado pela ICF sabe que deve salvaguardar também aspetos legais que se aplicam ao país ou cultura onde decorre a sua atividade profissional, bem como a aspetos de compliance que podem também variar de acordo com a própria natureza da atividade dos seus clientes.

Embora estes cuidados e orientações estejam contemplados no nosso código de ética, naturalmente que, tendo por objetivo funcionar como um marco de referência a nível mundial, não pode oferecer indicadores de grande detalhe e especificidade a este nível.

 

Quer desafiar-nos com os seus pensamentos acerca desta situação?

 

Pode ver aqui outras situações éticas já apresentadas no Blog:


Conheça aqui a oferta formativa da Cegoc em Coaching Executivo. Se tiver alguma questão não hesite em entrar em contacto connosco.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe