Os Millenials também gostam de ter o seu Coach

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A cada dia, novos “millenials” entram no mercado de trabalho com novas perspetivas, ideias inovadoras e de crescimento. Considerando que mais de 50% da força de trabalho será composta por Millenials até 2020, importa saber a maneira mais correta de se comunicar com eles! Os líderes começam a enfrentar novos desafios para aproveitar o melhor do seu potencial, para os motivar e para conseguirem comunicar eficazmente com eles.

 

BLOG-COACH-680X250

 

Desafios – Liderar na Era dos Millenials

Os desafios são inúmeros. Os líderes das organizações deparam-se com uma nova realidade. Rapidamente têm que se adaptar a alguém que precisa, mais do que qualquer outra geração, de feedback, mas não o pede; a alguém que precisa de reuniões regulares para fortalecer o tão desejado compromisso; a alguém que contrariamente a si, habituado a planear os dias e as semanas de antecedência na sua agenda, gere o imprevisto, gosta de ser espontâneo e flexível.

Os líderes de hoje e de amanhã devem ser hábeis na forma como servem de modelo à sua equipa, para que a nova geração Millenial adote novos e bons hábitos de trabalho, mantenha o seu foco e defina objetivos realistas.

 

O que valorizam e procuram os Millenials?

Os Millennials valorizam hierarquias planas, trabalham bem em equipa, com uma variedade considerável de tarefas, jamais querem ou sabem lidar com o tédio, estão ligados ao mundo por e-mail, mensagens instantâneas e mensagens de texto, apenas a um clique da Internet, e por isso, estão prontos a enfrentar o mundo. São muito autoconfiantes e têm uma enorme capacidade de "fazer". Têm atitude! Mais do que um grande título a rotular a sua função ou um simpático cheque no final do mês, preocupam-se em fazer uma verdadeira contribuição em projetos que possam criar impacto no crescimento da empresa e, ao mesmo tempo lhes permita expandir as suas atuais competências.

 

Qual o papel do Líder-Coach?

Aqui entra o valioso papel do Coach. Os Millennials sentem a necessidade de ir vendo como está a progredir a sua carreira, querem saber exatamente o que precisam fazer para chegar lá. Exigem desafios constantes que lhes permitam dar asas à sua energia e criatividade, de sentir que não estão confinados a estruturas rígidas. Precisam de sentir oportunidades de crescimento para alimentar a sua paixão, crescer e aprender. Têm por um lado uma autoestima mais elevada, mas por outro, sentem mais ansiedade e uma maior necessidade de reconhecimento.

Lidam mal com um estilo autoritário de liderança. Precisam indiscutivelmente de ser orientados por um Líder-Coach que promova um ambiente propício à aprendizagem e de feedback diário, informal, contínuo, honesto e transparente!

Um estudo (Gallup*) demonstrou que os Millennials que falam diariamente e que se encontram semanalmente com os seus líderes são duas vezes mais comprometidos com o trabalho, quando comparados com os seus pares geracionais. Imagino que neste momento possam pensar que isto é difícil de praticar ou possa mesmo ser completamente cansativo. Mas a sugestão refere-se simplesmente a um simples e curto envio de mail, sms, uma chamada rápida ou uma simples volta pelas secretárias dos seus colaboradores. Apenas para marcar a sua presença.Este gesto é bem mais importante para estes colaboradores (e não só) do que as revisões anuais de desempenho ou qualquer outra reunião bi-anual de balanço.

 

Manter os Millennials envolvidos e comprometidos…

Para manter estes millennials envolvidos e comprometidos é preciso incentivá-los a celebrar diariamente as suas pequenas vitórias, é fundamental mostrar interesse e curiosidade pela sua maneira de trabalhar, fazê-los sentirem-se parte da equipa e não lhes dar simplesmente ordens ou tarefas para cumprir…inspirá-los a ir mais alto e mais longe, ir elogiando os seus progressos e muito importante… Não os julgar!

Esta é uma geração que se habituou a ter a capacidade de fazer perguntas de imediato, a compartilhar opiniões e comentários em tempo real. Desde uma idade precoce vivem num loop de feedback constante e por isso temos que compreender a sua expectativa relativamente a uma comunicação contínua.

Lidar e liderar esta geração de Millenials implica aprender a dar-lhes a liberdade que necessitam e saber estar de braços abertos para receber o retorno.

Acredito que os resultados vão ser surpreendentes!

Ainda tem dúvidas sobre como lidar com os Millenials da sua equipa? Procure um Coach credenciado. Estamos aqui para o ajudar e ajudar a sua equipa.

 


 

*Consulte aqui o estudo da Gallup.

img.size-full{
height: auto !important"
}

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais