Acreditação de Coaches

Consultores Cegoc

 Neste texto partilhamos informações e distinções sobre Acreditação de Programas de Formação de Coaching e Credenciação de Coaches. Esperamos que seja útil para quem  se queira profissionalizar e evoluir no Coaching Executivo!

 

Diferença entre Acreditação e Credenciação

Antes de mais, importa distinguir Acreditação de Credenciação. De acordo com a perspetiva da ICF, pela qual a Escola de Coaching Executivo da Cegoc se rege, os programas de formação de coaching são acreditados enquanto que os indivíduos estão credenciados. O Serviço de Acreditação da ICF para as escolas de formação define padrões curriculares para garantir a consistência dos programas de formação em coaching e a consistência entre os profissionais de coaching (os coaches). As credenciais ICF são concedidas aos coaches profissionais que tenham cumprido os rigorosos requisitos de formação e experiência exigidos e, adicionalmente, demonstrem o domínio das competências de coaching.

 

Níveis de credenciação

Poderá candidatar-se a qualquer dos níveis de credenciação desde que estejam reunidos todos os requisitos para esse nível. A maior parte dos candidatos inicia-se com o nível ACC porque não detém o número de horas de coaching exigidos pelo nível PCC.

  • ACC (Associate Certified Coach)
  • PCC (Professional Certified Coach)
  • MCC (Master Certified Coach)

 

Diferença entre ACTP, ACSTH e CCE?

- Accredited Coach Training Program (ACTP)

O ACTP é um programa de formação em coaching fechado que inclui orientações abrangentes em torno das competências fundamentais ICF, Código de Ética e as definições ICF de coaching. Os programas ACTP também incluem mentoring, sessões de coaching observadas e um exame final que avalia o candidato nas suas competências de coaching. Os detentores de um programa ACTP podem candidatar-se a uma credenciação ICF utilizando o caminho ACTP .
Para mais informação aceda aqui .

 

Percurso para a obtenção do “Certificado de Formação ACTP” by Escola de Coaching Executivo da Cegoc

 

- Approved Coach Specific Training Hours (ACSTH)

Os programas ACSTH são aprovados numa base horária e poderão ou não constituir um programa completo de coaching dependendo do número de horas frequentadas. Os alunos que fizerem todas as suas horas de formação através de um programa ACSTH poderão candidatar-se a uma credenciação ICF através do caminho ACSTH.
Para mais informação aceda aqui .

 

- Continuing Coach Education (CCE)

A ICF também aprova programas de formação contínua em coaching (CCE) que são orientados para os coaches que pretendem adquirir novos conhecimentos ou que estão em processo de renovação da sua credenciação. Milhares de coaches credenciados pela ICF renovam a sua credenciação a cada três anos, sendo que um dos requisitos para esta renovação é a frequência de 40 horas de CCE. Para mais informação aceda aqui .

 

Visite o site da Escola de Coaching Executivo da Cegoc para saber mais!

Se tiver alguma dúvida, envie as suas questões através do formulário de contacto.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais