Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor
  • - As Competências Nucleares da ICF -

  • Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização

Finalizaremos o ciclo de exploração livre das competências nucleares de coaching da ICF, com as suas últimas 3 competências - Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização.

- As Competências Nucleares da ICF -

Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização

Termino a exploração livre das últimas 3 competências nucleares de coaching da ICF , que pertencem ao grupo “D - FACILITAR A APRENDIZAGEM E OS RESULTADOS”.

Para a criação dos novos marcadores que evidenciam efetividade em coaching, para o nível PCC (Professional Certified Coach), a ICF decidiu agrupar estas 3 competências (9, 10 e 11 - Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização) e estabeleceu estes 6 marcadores, a saber:

  • Marcador 1 - O coach convida o cliente a avaliar o seu progresso, relativamente ao que pretende atingir na sessão.
  • Marcador 2 - O coach ajuda o cliente a definir que tipo de ações ou formas de pensar deverá adoptar, de modo a garantir o progresso face aos resultados que pretende atingir.
  • Marcador 3 - O coach convida o cliente a criar um plano de ação, incluindo, se apropriado, mecanismos de apoio, recursos e/ou potenciais barreiras.
  • Marcador 4 - O coach ajuda o cliente a definir os métodos de acompanhamento que melhor funcionam para ele.
  • Marcador 5 - O coach co-cria o fecho da sessão com o cliente.
  • Marcador 6 - O coach regista e reflecte o progresso do cliente.

A conversação de coaching - "o quê", "o como" e "o quem"

A conversação de coaching começa sempre por um objetivo “o quê” e acaba sempre numa ação “o como”, pelo meio fica um espaço que privilegia a livre exploração, “o quem”.

A prática das competências da ICF funcionam como uma base estruturante para a conversação de coaching. Dão, ao mesmo tempo, solidez à conversa e liberdade aos seus intervenientes. É através da conciliação do rigor e da solidez requeridas no início e no fim da conversação que se conquista a tremenda flexibilidade do seu espaço intermédio e o processo de coaching adquire o seu balanço tão singular.

Já antes refletimos sobre a competência “2 - Estabelecer o acordo de coaching” que define com muito pormenor por onde deverá iniciar-se uma conversação de coaching, concentremo-nos agora naquilo que é essencial para o rigor da sua finalização.

A fase final ou de conclusão de uma conversação de coaching deverá ser claramente orientada para a ação ou melhor, para o compromisso de ação. Em jeito de síntese, gosto de resumir o final de uma conversação de coaching em “3 fases + 1 princípio”:

  • Fase 1 - Compromisso de ação
  • Fase 2 - Plano de ação
  • Fase 3 - Acompanhamento de Resultados
  • Princípio da autonomia, envolve aspetos ou dimensões relacionadas com a motivação, a disciplina e a adaptação ao estilo particular de aprendizagem, ação e progresso do cliente.

No próximo artigo continuarei a explorar as 3 competências:

  • “9 - Desenhar ações”,
  • “10 - Planear e estabelecer objetivos”,
  • "11 - Acompanhar o progresso e a responsabilização".
Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
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