A Ética em Coaching

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor
  • A Ética em Coaching - Situação


A Ética em Coaching

Bom ano novo!

Retomemos o tema da ética em coaching, mantendo a nossa intenção de o fazermos da maneira mais prática que nos for possível.

 

A Ética em Coaching - Situação

A pergunta que escolhemos para hoje:

Na sequência da adjudicação de um novo contrato de coaching com um cliente empresarial, decidi sub-contratar serviços de especialistas para a realização de assessments para a equipa de diretores a quem vou fazer coaching. Preciso de solicitar que a entidade responsável pela realização dos assessments adira ao código de ética da ICF?

 SIM. Sem dúvida que sim!

 

Código de ética da ICF

O novo código de ética da ICF, no seu ponto nº 27, da secção 4, refere: “Assegurarei que todas as pessoas que eu dirija ao serviço dos meus clientes que adiram ao número 26, secção 4 (confidencialidade e princípios de privacidade) do Código deÉtica da ICF, e a toda e qualquer secção do Código deÉtica que possa ser aplicável”.

 

Num processo de coaching que esteja a ser realizado ao abrigo do código de ética da ICF, todo e qualquer parceiro profissional que possa aceder a informação restrita ou confidencial, de cariz pessoal ou profissional, acerca de um cliente de coaching, deverá assinar uma declaração de adesão a este código de ética.

 

Quer propor-nos alguma pergunta sobre “ética em coaching” para respondermos numa próxima oportunidade?

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
Saiba mais