Lançamento da Escola de Coaching Executivo da Cegoc

Por o 3 Novembro 2015

No dia 28 de outubro, a Cegoc apresentou a sua Escola de Coaching Executivo no evento Open Day “Evocar a Excelência nos Outros”. Neste dia dedicado ao coaching, cerca de 70 pessoas marcaram presença no evento realizado nas instalações da Cegoc. Veja aqui um resumo do que foi o evento.


Lançamento da Escola de Coaching Executivo da Cegoc

Open Day – Evocar a Excelência nos outros

 

No dia 28 de outubro, a Cegoc apresentou a sua Escola de Coaching Executivo no evento Open Day “Evocar a Excelência nos Outros”. Neste dia dedicado ao coaching, cerca de 70 pessoas marcaram presença no evento realizado nas instalações da Cegoc.

 

 

Seguindo a estratégia da Cegos, a filial Portuguesa é a terceira a abrir esta Escola e aumentar a sua oferta com um conjunto de serviços diferenciadores

O Open Day dividiu-se em 2 formatos distintos:

  • 4 workshops que decorreram em simultâneo durante a manhã;
  • 1 conferência com 2 oradores internacionais e de referência no coaching.

 

Evocar a Excelência nos Outros – Workshops

 

Nas sessões da manhã, os participantes dividiram-se entre:

Inteligência Emocional e Coaching

A temática da Inteligência Emocional e do Coaching foi abordada pela PCC Guadalupe Gomez Baides que evidenciou a cada vez maior ligação entre os 2 conceitos. O coaching assume um papel essencial no desenvolvimento da Inteligência Emocional porque ajuda a ampliar a consciência e o nosso auto conhecimento, permitindo assim, aumentar o engagement, motivação, liderança, carisma, ter a capacidade de darmos o melhor de nós e termos a capacidade de trabalhar e realçar o que os outros têm de melhor.
Por outro lado, o coach precisa de maturidade ao nível da Inteligência Emocional para atingir resultados extraordinários e ajudar o coachee a chegar aos seus objetivos.

 

Mentoring e Supervisão

Esta sessão foi conduzida pelo Coordenador da Escola de Coaching Executivo e também PCC, Paulo Martins.
Se tivermos em conta que, quanto mais o coach evolui, maior é a sua necessidade de formação, num mercado de coaches cada vez mais maduro, a supervisão e mentoring de coaching assumem, proporcionalmente, cada vez maior importância.
Em termos de feedback dirigido – o mentoring – são trabalhados os aspetos do que fazer para passar ao próximo nível de desenvolvimento.
Numa área mais alargada, são trabalhadas as crenças do coach e a forma como este vê o mundo, em que emoções se move e de que forma estes posicionamentos interferem na forma como avaliamos o coachee.

 

Psicometria em coaching

Neste workshop foram dados a conhecer os horizontes e limites de utilização das ferramentas de assessment em Coaching. A sessão foi dinamizada pela responsável da área de Testes Psicológicos da Cegoc, Magda Machado e por Mário Ceitil, também Coordenador  da Escola de Coaching Executivo.

 

Coaching Corporal

Esta foi uma sessão vivencial sobre as técnicas psico-corporais de gestão emocional. Partindo do plano físico, esta sessão trabalha a totalidade da pessoa: mente, corpo e emoção. Baseado no sistema Rio Aberto, as técnicas partem da expressão corporal como meio de auto-conhecimento e transformação. Teresa Baides é também PCC e conduziu com alma o workshop.

 

Evocar a Excelência nos Outros – Conferência

O Open Day – Evocar a Excelência nos Outros, terminou com uma conferência com dois key note speakers:

  • Na intervenção “The business case for coaching”, Jonathan Passmore falou do desafio que as organizações enfrentam hoje, no sentido de construir uma cultura de coaching. Em algumas organizações, o uso do coaching é feito como parte da estratégia de RH como uma intervenção, por vezes, mais adequada do que, por exemplo, a formação.
    Uma cultura de coaching pode contribuir para o empowerment dos colaboradores e aumento do trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes (clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores) resultando isso na criação de soluções e respostas mais eficazes.
  • Peter Hawkins, professor e autor de inúmeros livros, tem trabalhado com organizações e líderes em todo o mundo acompanhando processos de mudança e transformação organizacional. Em “Is leadership dead?”, Hawkins deixou uma clara mensagem sobre os enormes desafios para os líderes das próximas gerações. A velocidade de mudança do mundo de hoje, o aumento da população, das expectativas por mais e melhores resultados e a drástica diminuição dos recursos a que assistimos, exigem uma única resposta por parte dos lideres e das equipas: inovação e capacidade de aprendizagem. O coaching surge neste cenário como alavanca do processo.

 

Veja aqui as fotos do evento Evocar a Excelência nos Outros.

 

Lançamento da Escola de Coaching Executivo da Cegoc

 

A Escola de Coaching Executivo da Cegoc

A Escola de Coaching Executivo da Cegoc pretende ter uma intervenção, que cubra todos os domínios no âmbito do coaching, de uma forma integrada e estruturada. A nossa Escola dispõe de todos os meios técnicos, humanos e institucionais para fornecer respostas de elevada eficácia e profissionalismo a todos os pedidos na área do Coaching em contexto organizacional.

 

Veja aqui o vídeo de apresentação da Escola de Coaching Executivo da Cegoc.

 

Site de Coaching da Cegoc

Visite o  site que dá suporte à nova oferta da Cegoc no dominio do coaching: coaching-cegoc.pt que está dividido em 4 áreas de intervenção:

  1. Formação para a certificação de coaches profissionais
  2. Processos de coaching para pessoas e equipas
  3. Desenvolvimento de competências de coaching para gestores e lideres
  4. Psicometria em coaching

 

Conheça este novo espaço e a oferta que temos para si e para a sua organização.

 

 

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe