Processo de credenciação de coaches

Por o 6 Junho 2017

Neste artigo esclarecemos os aspetos que dizem respeito ao processo de credenciação de coaches, através da ICF, que tem o mais reconhecido sistema de credenciação para coaches profissionais.

credenciação

 

A Escola de Coaching Executivo da Cegoc congrega, numa única entidade, todas as valências do universo do Coaching, apresentando uma proposta de valor verdadeiramente única e distinta.

A ICF (International Coaching Federation) tem sido pioneira na autorregulação da profissão de coaching e acredita três programas específicos para formação de coaches, CCE (Certified Coaching Education), ACSTH (Approved Coaching Specific Training Hours) e ACTP (Accredited Coaching Training Program). Paralelamente mantém o mais reconhecido sistema de credenciação para coaches profissionais (ACC, PCC e MCC) e requer a renovação das suas credenciais ICF a cada três anos. A renovação de credenciais demonstra o seu compromisso com os standards profissionais no campo do coaching e para o seu próprio crescimento e formação.

Consulte os Programas ACSTH, ACTP e CCE da CEGOC.

 

Credenciação de Coaching ICF

A credenciação  pode ser solicitada de várias maneiras:

  • Via ACTP: quando o programa de formação específico recebido pelo coach é acreditado pela ICF e contém as provas  e requisitos exigidos pela mesma.
  • Via ACSTH: quando a formação recebida em coaching é a de um programa aprovado pela ICF e representa um determinado número de horas de formação reconhecida.
  • Via Portfolio: quando a formação específica em coaching realizado pelo coach é a de um programa não certificado pela ICF.
  • No caso do MCC há uma única escolha de candidatura, independentemente da formação pelo profissional requerente.

 

Como credenciar-se?

Os processos de credenciação são geridos globalmente e estão abertos 12 meses por ano. A candidatura consiste na entrega de toda a documentação que justifica os requisitos de formação e experiência e, de acordo com a forma de candidatura (ACTP, ACSTH ou portfolio), e a par da documentação exigida, será necessário superar um teste escrito comum para todos os candidatos.  Este teste, designado CKA (Coaching Knowledge Assessement) tem como objetivo garantir que todos os coaches possuem o conhecimento fundamental das Competências Essenciais da ICF, Código de Ética da ICF, e Definição de Coaching da ICF.

As avaliações são realizadas depois de ter sido submetida a documentação aprovada.

 

Nível de Credenciação

Dependendo do nível de credenciação (ACC, PCC, MCC) o candidato deve apresentar documentação que comprove as horas de formação e experiência exigidas:

  • ACC – Associated Certified Coach

Requisitos mínimos: 60 horas de formação específica de coaching e 100 horas de experiência com clientes.

Competências mínimas necessárias coach para nível ACC

  • PCC – Professional Certified Coach

Requisitos mínimos: 125 horas de formação específica de coaching e 500 horas de experiência com clientes.

Competências mínimas necessárias coach para nível PCC

  • MCC – Master Certified Coach

Requisitos mínimos: 200 horas de formação específica de coaching e 2.500 horas de experiência com clientes.

Competências mínimas necessárias coach para nível MCC

 

Como submeter o seu pedido de credenciação?

O pedido de credenciação é feito através do site da ICF onde deverá fazer upload de todos os arquivos de documentação ou outros ficheiros. Qualquer aplicação que chegue através de outros meios que não o pedido online através da correta aplicação da ICF não é permitido.

Depois de indicado no site da ICF qual o nível de credencial a que se deseja candidatar (ACC, PCC ou MCC) e de indicar qual a forma em que pretende fazer essa candidatura (ACTP, ACSTH ou portfolio), inicia-se o processo.

 

Requisitos para a renovação da certificação

Submissão online do pedido de renovação de credencial com a documentação apropriada. Depois da compra, é enviado para o seu email um link para efetuar o pedido de renovação de credencial.

Participação em pelo menos 40 horas de Continuing Coach Education (CCE) (ver Fontes Aceites para CCE), completadas nos três anos decorridos desde a sua credenciação inicial, ou desde a sua última renovação, incluindo pelo menos 24 horas em Core Competencies. Veja os cursos com créditos CCE da CEGOC.

Apenas para renovações de ACC, são exigidas 10 horas de Mentor Coaching, para além das horas requeridas para a credenciação inicial, completadas nos três anos decorridos desde a credenciação inicial ou desde a última renovação.

 

Tem alguma pergunta que nos queira fazer acerca deste tema? Por favor, deixe a(s) sua(s) questão(ões) no comentário a este texto.

 


Visite a área da Escola de Coaching Executivo da Cegoc no site.

E veja o percurso CEGOC para a obtenção do Certificado de Formação ACTP.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe