Um olhar mais atento às 11 competências nucleares de coaching da ICF

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor

Um olhar mais atentoàs 11 competências nucleares de coaching da ICF

 

 

Um dos maiores legados da ICF (International Coach Federation) para o mundo do coaching são as suas “Competências Nucleares de Coaching”. O seu desenvolvimento teve como propósito inicial a expansão do conhecimento do coaching e da profissão de coaching a nível global, tal como se define, se vive e se pratica dentro da ICF.

Artigo-2-680-250

 

Passados 15 anos, sem que a sua estrutura inicial se altere, estas competências continuam a ser alvo de avultados investimentos de tempo e energia no seu aperfeiçoamento, alcance e profundidade de conhecimento. Surpreendentemente, estas equipas de trabalho são sempre tomadas de surpresa e admiração, quando se envolvem nesta missão frequente: quanto mais tempo lhe dedicam, mais potencial de aperfeiçoamento lhe descobrem.

 

A ICF criou assim uma referência de base, de convergência, onde a impressionante diversidade que carateriza o coaching encontra um espaço de harmonia e de contínuo desenvolvimento.

 

 

Utilidade das Competências Nucleares de Coaching da ICF

 

Atualmente, diferentes populações, encontram-lhe diferentes utilidades:

  • Para o público em geral, são úteis para melhorar a compreensão acerca do queée como se pratica o coaching, tal como é definido pela ICF.
  • Para futuros clientes de coaching, ajudam a clarificar expectativas acerca do que poderáser ser sujeito a um processo de coaching e comparar a diferenças de abordagem entre a ICF e outras confederações.
  • Para clientes de coaching, permitem aferir, durante o decorrer de um processo de coaching e com grande objetividade, em que medida o seu coach estáa corresponderàs referências oferecidas pela ICF, para o seu nível de certificação (ACC, PCC ou MCC).
  • Para candidatos a coaches profissionais, permitem comparar as diferenças de perspetiva acerca do que é o coaching e calibrar o alinhamento entre aquilo queéexpectável num programa de formação específica em coaching e aquilo queéprometido ouefetivamente vivenciado.
  • Para coaches profissionais, permitem aferir, com grande precisão, em que medida o desempenho como coach está a corresponder, ou não, ao que está definido pela ICF para o seu nível de certificação e estabelecer planos de desenvolvimento para o próximo nível a alcançar.
  • Para as equipas de assessores ICF, permitem uma avaliação objetiva acerca do nível de competência demonstrado pelo candidato, para efeitos da atribuição dos níveis de certificação ICF.

 

 

As 11 Competências Nucleares de Coaching da ICF

As “Competências Nucleares ICF” foram organizadas em quatro grandes grupos e dispostas de acordo com a sua proximidade e enquadramento lógico, e são, todas elas, fundamentais para a prática do coaching e passíveis de demonstração por qualquer coach competente, pelo que iremos aqui criar um espaço de reflexão em torno destas 11 competências.

 

Artigo-2-tabela

 

Noutros textos, aqui no blog, abordamos detalhadamente cada uma destas competências, convidando a uma partilha que nos permita explorar o seu potencial para aperfeiçoar a forma como vivemos o coaching.

 

Grato pela sua atenção,

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
Saiba mais