A Ética em Coaching

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor

A Ética em Coaching

 

 

A ICF internacional aprovou no passado mês de junho um novo Código de Ética e já disponibilizou o documento oficial no seu site internacional. O documento poderá ser consultado aqui.

A ICF Portugal disponibilizou também uma versão traduzida no seu site.

 

Organização do novo Código de Ética

O novo Código de Ética contém 28 alíneas e está organizado da seguinte forma:

  • Parte Um: Definições
  • Parte Dois: Os Padrões ICF de Conduta Ética
  • Parte Três: O Juramento de Ética da ICF

 

Parte Um: Definições

Aqui encontra as definições de:

  • Coaching
  • Coach ICF
  • Relacionamento profissional de coaching
  • Papéis na relação de coaching
  • Cliente
  • Patrocinador
  • Estudante
  • Conflito de interesses

 

Parte Dois: Os Padrões ICF de CondutaÉtica

  • Secção 1 – Conduta Profissional, no geral
  • Secção 2 – Conflitos de Interesse
  • Secção 3 – Conduta Profissional com os Clientes
  • Secção 4 – Confidencialidade/Privacidade
  • Secção 5 – Desenvolvimento Contínuo

Parte Três: O Juramento deÉtica da ICF

Aqui encontra um juramento do coach credenciado pela ICF, no que diz respeito às obrigações éticas e legais para com os clientes, os patrocinadores, os olegas e o público em geral, bem como o cumprimento do Código de Ética da ICF.

 

Lançamos aqui o desafio de abordarmos o tema da ética em coaching de modo muito pragmático, através de situações específicas e concretas, tomemos então como referência esta nova estrutura do “Código de ética da ICF” para refletirmos sobre a pergunta deste artigo.

 

A nossa segunda proposta de pergunta, poderá ser particularmente importante para quem se move no mundo do “executive coaching”:

Estou a acompanhar, através de um processo de “executive coaching”, um Diretor de uma multinacional e fui convidado, pelo Departamento de RH, para iniciar um processo de coaching ao seu superior hierárquico.

Pergunta: posso aceitar este novo processo sem referir ao meu coachee que vou fazer coaching ao seu chefe?

Resposta: Pode sim!

 

Apesar de ser uma situação com potencial para a ocorrência de conflitos de interesse, nada nos diz, à partida, que eles surgirão de facto. Assim, enquanto o coach achar que pode manter a sua objetividade e rigor profissional na condução dos processos, nada haverá a apontar em termos éticos ou deontológicos. Se durante o decorrer dos processos de coaching surgirem situações que desafiem esta objetividade de atuação (como conflitos, despedimento, questões legais, etc), o coach deverá reavaliar se tem condições para dar continuidade aos processos ou se terá de se afastar.

 

Aplica-se, neste caso, o ponto 13 da secção 2 – Conflitos de Interesse, onde se refere que “Procurarei estar consciente de qualquer conflito de interesse, real ou potencial, e revelarei abertamente qualquer conflito que ocorra, e afastar-me-ei voluntariamente quando tal ocorrer”.

 

Porém, a pergunta que aqui colocámos revela outro desafio ético relacionado com o domínio da confidencialidade, ponto 24 da secção 4 – Confidencialidade/Privacidade, “Manterei nos mais estritos níveis de confidencialidade, todas as informações do cliente e do patrocinador, salvo nas situações requeridas por força de lei aplicável”. Só poderei revelar que vou fazer coaching ao chefe do meu coachee, se o seu chefe mo permitir.

 

Quer desafiar a nossa reflexão com perguntas criativas neste domínio?

 

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
Saiba mais